Mudança de atitude

Lições da Bíblia

“Os discípulos não só lutavam com ideias preconcebidas que os impediam de compreender o que Jesus estava lhes ensinando, mas também compartilhavam os preconceitos nacionais. ‘Os judeus não se [davam] com os samaritanos’ (Jo 4:9).”1

“Os preconceitos nacionais também ficaram evidentes no relato de Cornélio, centurião romano cuja base ficava em Cesareia. Cornélio era um homem ‘piedoso e temente a Deus’ (At 10:2), e altamente respeitado pelo povo local (v. 22). Um anjo o instruiu a mandar buscar Pedro em Jope (v. 22; ver também v. 3-8).”1

“Enquanto isso, em Jope, Pedro subiu ao terraço para orar (v. 9, NVI). Com o abrigo do sol e a brisa fresca do mar, ele se descontraiu e começou a sentir fome. Enquanto esperava que seus anfitriões preparassem o almoço, teve uma estranha visão. O céu se abriu e foi baixado algo semelhante a um imenso lençol amarrado pelas quatro pontas. Dentro do pano estavam várias criaturas que ele considerava sujas ou ‘imundas’, e lhe foi dito que as matasse e comesse (v. 11-14).”1

“5. Qual foi a reação de Pedro quando foi instruído a ingerir comida ‘imunda’, e o que a visão significava? At 10:12-291 “12 contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. 13 E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come. 14 Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. 15 Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum. 16 Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu. 17 Enquanto Pedro estava perplexo sobre qual seria o significado da visão, eis que os homens enviados da parte de Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam junto à porta; 18 e, chamando, indagavam se estava ali hospedado Simão, por sobrenome Pedro. 19 Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram;” (Atos 10:12-19 ARA). “Pedro se recusou a comer os animais impuros, pois nunca tinha comido algo comum ou imundo. Essa visão não se referia à alimentação, mas ao relacionamento com as pessoas de outras nações consideradas comuns ou impuras, mas aceitas por Deus, que não faz acepção de pessoas.1

“Nessa visão Deus ensinou a Pedro uma importante lição. Algumas pessoas hoje acham que foi nessa ocasião que Deus mudou o regime alimentar do ser humano e permitiu que as pessoas comessem tudo o que quisessem. Mas não foi isso o que Pedro entendeu da visão. Primeiro, ele ficou em dúvida a respeito do que ela significava, pois, a princípio, isso não estava claro (At 10:17). Quando os homens de Cornélio chegaram e explicaram sua missão, Pedro se sentiu compelido a ir com eles (At 10:22, 23). Quando encontrou Cornélio, Pedro estava apto a contar-lhe o significado da visão. Cristo é o Salvador do mundo todo. Os gentios também são preciosas pessoas por quem Cristo morreu (At 10:34-48).”1

“Pedro estava aprendendo uma lição que todos ainda precisam aprender: em Cristo, todas as barreiras foram derrubadas, e a distinção entre judeus e gentios, entre todas as pessoas, deixou de existir e, ‘em qualquer nação, aquele que O teme e faz o que é justo Lhe é aceitável’ (At 10:35).”1

“É bom acreditar que todos somos um em Cristo; a Bíblia ensina isso. Mas infelizmente, mesmo na igreja, nem sempre nos sentimos assim. Como podemos reconhecer os preconceitos que temos e, pelo poder divino, ser purificados desses sentimentos?”1

8º dia. Oração intercessora: Hoje vamos tomar tempo para orar pela conversão de amigos e parentes.

Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se pref//8ça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos