O grande conflito e a igreja primitiva - Estudo adicional

Lições da Bíblia

Assista em vídeo a discussão do tema da semana.


Estudo adicional

“O escritor russo Fiódor Dostoiévski escreveu sobre a volta de Jesus à Terra, mas não da maneira predita na Bíblia. Em vez disso, na história que ele inventou, Jesus voltou no auge da Inquisição, quando os líderes religiosos usavam seu poder para o mal. O chefe da Inquisição mandou prender Jesus, que veio como humilde camponês, e mandou lançá-Lo num calabouço. Naquela noite ele visitou Jesus na prisão e O repreendeu severamente por dar liberdade aos seres humanos. ‘Em vez de tirar a liberdade dos homens’, declarou ele, ‘Tu a tornaste maior do que nunca! Esqueceste de que o homem prefere a paz, e até mesmo a morte, a ter a liberdade de escolha no conhecimento do bem e do mal? Nada é mais sedutor para o homem do que sua liberdade de consciência, mas nada lhe causa mais sofrimento.’ Apesar da audácia e do cinismo do clérigo, há uma certa dose de verdade em suas palavras. Veja o que os seres humanos fizeram com sua liberdade: a dor, o mal, o sofrimento e a morte surgiram com a liberdade, ou com o abuso dela. Como vimos nesta semana, alguns, quando confrontados com o evangelho, se arrependeram e entregaram o coração a Jesus. Outros, quando confrontados com ele, assassinaram o mensageiro. A liberdade é um dom precioso, mas precisamos ser muito cuidadosos em nossa maneira de usá-la.”1

Perguntas para reflexão

“1. O Novo Testamento enfatiza a unidade que temos em Cristo. Essa é uma ideia poderosa, que foi revolucionária para aquela época. Infelizmente, um dos maiores males que ainda existem é o preconceito étnico, racial e nacional. Só Deus sabe a plena extensão dos efeitos causados por esse mal. Embora saibamos que isso existe no mundo, acaso se manifesta também em nossa igreja? Por que essa atitude contradiz o ensino mais básico do evangelho?”1

“2. Como você reage ao sentir a convicção do pecado, produzida pelo Espírito Santo? É no coração que o grande conflito é verdadeiramente travado. Como as escolhas que você faz quando é convencido do pecado pelo Espírito revelam de que lado você está?”1

Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se pref//8ça um Curso Bíblico.
__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos