Quem é o maior?

Lições da Bíblia

“4. Leia Marcos 9:33-37. Que lição Jesus ensinou aos discípulos? Que mensagem encontramos ali para os que afirmam seguir Jesus? Mt 18:3-51 “33 Tendo eles partido para Cafarnaum, estando ele em casa, interrogou os discípulos: De que é que discorríeis pelo caminho? 34 Mas eles guardaram silêncio; porque, pelo caminho, haviam discutido entre si sobre quem era o maior. 35 E ele, assentando-se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos. 36 Trazendo uma criança, colocou-a no meio deles e, tomando-a nos braços, disse-lhes: 37 Qualquer que receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, não recebe a mim, mas ao que me enviou.” (Marcos 9:33-37 ARA)2. “3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. 4 Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. 5 E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe.” (Mateus 18:3-5 ARA)2. “Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos. Seguir Jesus significa ser humilde e ter a pureza e dependência de uma criança.”1

“Esse debate entre os discípulos estava, sem dúvida, relacionado à visão que tinham do futuro. Achavam que Jesus libertaria Israel dos romanos, restauraria o reino de Davi e seria seu novo rei, em toda a glória que a nação experimentou sob o governo do rei Salomão. Quando isso acontecesse, sem dúvida eles presumiam que, por fazer parte do círculo mais íntimo de Cristo, teriam papéis de destaque e importância no reino que logo seria restaurado. Mas nem mesmo isso era suficiente: eles desejavam saber quem, dentre eles, seria o ‘maior’ no reino. Se isso não era uma ideia inspirada por Satanás, então o que mais poderia ser? (Ver Isaías 14:14.)”1

“5. Leia Mateus 20:20-28. Como Jesus respondeu à última pergunta? Qual era a ideia principal que Ele queria transmitir?”1 “20 Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor. 21 Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda. 22 Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos. 23 Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai. 24 Ora, ouvindo isto os dez, indignaram-se contra os dois irmãos. 25 Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. 26 Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; 27 e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; 28 tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mateus 20:20-28 ARA)2. “Mostrou que eles não sabiam o que pediam e que a missão do Mestre e dos discípulos era viver e morrer pelo reino, que não é deste mundo.1

“Talvez a coisa mais decepcionante nesse patético incidente seja seu contexto. Eles estavam a caminho de Jerusalém, onde Jesus estava prestes a ser crucificado. Ele havia acabado de explicar que seria traído, condenado à morte, escarnecido, açoitado e crucificado, mas ressuscitaria no terceiro dia (Mt 20:18, 19). Logo que terminou de dizer tudo isso, surgiu novamente a questão de quem seria o maior. Eles nem mesmo ouviram o que Jesus tinha dito. Era óbvio que não estavam prestando atenção. Interessados em suas próprias ambições, fruto de sua mesquinhez, perderam de vista as grandes questões que estavam em jogo, concentrando-se nos falsos conceitos de um reino terrestre que nunca existiria e ignorando o que Jesus estava dizendo sobre o reino eterno que Ele oferecia por meio de Sua morte iminente.”1

“É fácil pensar na miopia e mesquinhez dos discípulos. Olhe para si mesmo e pergunte: ‘Que tipo de miopia e mesquinhez precisam ser removidas de minha vida?’”1

Participe de um movimento de oração envolvendo mais de 18 milhões de pessoas! Amanhã começaremos essa jornada!

Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se pref//8ça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos