Um novo começo

Lições da Bíblia

“Após Sua ressurreição, Jesus passou 40 dias encontrando-Se com os discípulos para confirmar a ressurreição e ajudá-los a compreender melhor o reino de Deus (At 1:3; 1Co 15:4-7). Contudo, até o momento em que estavam reunidos, pouco antes que Ele partisse para o Céu, o tema que ainda predominava na mente deles era se aquela era ou não a época de Jesus finalmente vencer os romanos (At 1:6).”1

“Suas próprias ideias quanto ao que devia acontecer eram tão fortes que eles simplesmente não ouviram as palavras de Jesus. Mesmo depois de três anos e meio de instruções detalhadas (o equivalente a um curso de faculdade) ministradas pelo melhor Professor que o mundo já conheceu, os discípulos ainda tinham muitas noções erradas a desaprender.”1

“1. Leia Atos 1:6-8. Diante dessa cegueira espiritual, como Jesus respondeu?”1 “6 Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: ‘Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?’ 7 Ele lhes respondeu: Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. 8 Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (Atos 1:6-8 ARA)2. “Disse que não competia a eles conhecer tempos ou épocas reservadas pelo Pai, mas eles receberiam poder para ser testemunhas.”1

“Jesus Se concentrou na verdadeira questão, em vez de perder tempo tentando corrigir cada ponto que eles não compreendiam. O poder que o Espírito Santo traria era muito mais importante do que discussões políticas.”1

“Depois de verem Jesus subir até as nuvens e desaparecer, os discípulos notaram dois homens vestidos de branco em pé junto a eles. Esses dois anjos na forma humana lhes disseram que Jesus voltaria. Assim como Ele havia sido recebido no Céu como Rei vencedor, viria novamente como o Rei e Conquistador que eles sonhavam quando Lhe perguntaram sobre a restauração do reino a Israel. Mas esse dia superará até os maiores sonhos deles, pois Ele virá como Rei de toda a criação, e não apenas como rei de uma faixa de terra no Oriente Próximo.”1

“Os onze discípulos saíram do Monte das Oliveiras e voltaram a Jerusalém com a mente fervilhando de recordações e o coração ardendo com as verdades reveladas por Jesus (pelo menos as que eles compreendiam). Mas eles precisavam de algo mais. Ele lhes disse que esperassem alguns dias até que o Espírito Santo os batizasse (At 1:4, 5), pois embora o inimigo tivesse sido derrotado, não havia ainda sido eliminado, e eles precisariam do poder do alto para fazer o que Jesus os havia chamado a fazer.”1

“Leia Atos 1:14 [‘Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele.’]2. O que mudou no relacionamento entre os discípulos, em comparação com o relato de Mateus 20:20-24 [‘20 Então, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e, prostrando-se, fez-lhe um pedido. 21 ‘O que você quer?’, perguntou ele. Ela respondeu: ‘Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se assentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda’. 22 Disse-lhes Jesus: ‘Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu vou beber?’ ‘Podemos’, responderam eles. 23 Jesus lhes disse: ‘Certamente vocês beberão do meu cálice; mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados por meu Pai’. 24 Quando os outros dez ouviram isso, ficaram indignados com os dois irmãos.]2? Que mensagem há para nós nessa mudança de atitude? Como colocar de lado o eu a fim de nos prepararmos para o derramamento do Espírito Santo?”1

4º dia. Oração que prevalece: Vamos orar hoje pela vitória sobre as tentações e o pecado.

Domingo, 21 de fevereiro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se pref//8ça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos