A igreja de Filadélfia

Lições da Bíblia

“4. Leia Apocalipse 3:7. Como Jesus foi apresentado a essa igreja? O que essas descrições dizem sobre Ele?”1 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá:” (Apocalipse 3:7 ARA). “Como o santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi, que abre as portas para as oportunidades da missão e fecha as portas da perseguição. Ele está acima de qualquer poder que tentar impedir a vitória dos fiéis.1

“Aigreja foi elogiada por guardar a palavra de Cristo e por não negar Seu nome, embora sua força parecesse estar bem debilitada (Ap 3:8). Jesus fez uma intrigante promessa, de que os membros da sinagoga de Satanás logo viriam e prestariam homenagem aos cristãos de Filadélfia (Ap 3:9). Essa promessa é tirada de Isaías 60:14, que descreve os opressores do povo de Deus prostrando-se em submissão, em direto contraste com todo o tratamento áspero que haviam dispensado anteriormente aos seguidores do Senhor. Disso podemos concluir que a sinagoga de Satanás tinha tornado difícil a vida dos cristãos primitivos. Como vimos, algumas das igrejas anteriores lutaram com aqueles que estavam ensinando erros e causando problemas, uma das maneiras pelas quais Satanás trabalha contra as igrejas. Filadélfia parece ser aquela que finalmente livra a igreja dessa fonte de males.”1

“5. Leia Apocalipse 3:10. Como você entende a perseverança da igreja de Filadélfia? De que forma Jesus prometeu limitar a provação que ela enfrentaria? O que isso significa para nós?”1 Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.” (Apocalipse 3:10 ARA). Assim como Deus cuidou da igreja de Filadélfia por sua fidelidade e perseverança, cuidará daqueles que forem fiéis a Ele e permanecerem firmes na fé. Deus guarda da provação e na provação.1

“Parece evidente que a igreja de Filadélfia tenha passado por momentos tão difíceis quanto as igrejas anteriores, mas sua atitude parece ter sido diferente. Essa é a primeira igreja em relação à qual Jesus não destacou especificamente nenhum aspecto falho no qual ela precisasse melhorar. Sua fé e sua cooperação com Deus foram notadas e apreciadas pelo Salvador, apesar de sua ‘pouca força’ (v. 8).”1

“Entre as promessas feitas aos vencedores dessa igreja, estava a de que eles seriam uma coluna no templo de Deus, de forma a não mais precisar entrar nem sair (Ap 3:12). Com o novo nome que lhes seria dado, eles ficariam plenamente identificados como propriedade de Deus, talvez porque já tivessem se identificado anteriormente com Ele em todos os aspectos de sua vida.”1

“Você se encaixaria no ambiente se fosse repentinamente para o Céu?”1

Quarta-feira, 16 de março de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se pref//8ça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos