A igreja de Laodiceia

Lições da Bíblia

“Laodiceia também recebeu algumas descrições de Jesus: ‘o Amém, a Testemunha Fiel e Verdadeira’ e ‘o Princípio da criação de Deus’ (Ap 3:14). Essas descrições são aspectos importantes da divindade de Cristo. O ‘Amém’ é uma referência a Isaías 65:16, onde a palavra ‘amém’ é traduzida como ‘Deus da verdade’ e está relacionada à aliança. Jesus é o grande Deus guardador da aliança, que cumpre Suas promessas de salvação e restauração. Jesus também é a fiel testemunha que testifica a Seu povo a respeito de como Deus realmente é (Ap 1:5; 22:16; Jo 1:18; 14:8-10). Ele é igualmente o Criador (Cl 1:16, 17).”1

“6. Leia Apocalipse 3:14-22. O que Jesus aconselhou essa igreja a fazer? O que essas palavras significam para nós?”1 “14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! 16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; 17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. 18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. 19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. 21 Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 3:14-22 ARA)2. “A igreja de Laodiceia se achava autossuficiente. Por isso, Jesus a aconselhou a adquirir dEle ouro, vestiduras brancas e colírio, para que ela pudesse ver sua real condição.”1

“Após os primeiros versos dizerem quem Jesus é, torna-se necessário esclarecer quem é, na realidade, essa igreja. Em outras palavras, só podemos nos conhecer se primeiro conhecermos a Deus. As pessoas dessa igreja têm enganado a si mesmas, a tal ponto que o conceito que têm de si mesmas é o oposto do que elas realmente são (Ap 3:17). Então, Jesus as exortou a dar os passos necessários para que tenham a clareza de visão, essencial para que vejam as coisas como são, e para que sejam transformadas conforme sua necessidade de mudança (Ap 3:18).”1

“A alternativa é o juízo divino, em duas fases. Primeiro, pode ser necessário um pouco de disciplina paterna à moda antiga (Ap 3:19); depois, há a possibilidade de Deus ‘vomitá-los’ de Sua boca, como um gole de água pútrida (Ap 3:16).”1

“Para essa igreja, que estava tão perto de ser afastada da presença de Deus, foram dadas as maiores promessas. Jesus desejava ficar com ela para uma refeição (Ap 3:20), algo reservado somente para amigos íntimos. Então, prometeu a oportunidade de se sentarem com Ele no Seu trono (Ap 3:21).”1

“É interessante traçar através das sete igrejas o fenômeno crescente do esfriamento do povo de Deus e seu afastamento dEle. Como isso acontece? Parece que, embora a batalha tenha sido ganha, algumas pessoas ainda se apegam persistentemente ao mal e aos poderes das trevas. Não há dúvida de que, ao examinar a história dessas igrejas, podemos ver o grande conflito manifestado e expresso. E assim continuará até a segunda vinda de Jesus.”1

Quinta-feira, 17 de março de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se pref//8ça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos