O que Pedro disse sobre o grande conflito - Estudo adicional

Lições da Bíblia

Assista em vídeo a discussão do tema da semana.


Estudo adicional

Pedro advertiu que os escarnecedores diriam: ‘Todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação’ (2Pe 3:4). ‘Raciocinavam, como muitos fazem hoje, que a natureza está acima do Deus da natureza, e que suas leis são tão firmemente estabelecidas que o próprio Deus não as pode mudar. Raciocinando que a natureza se desviaria de seu curso se a mensagem de Noé fosse correta, tornavam aquela mensagem, na mente do povo, uma ilusão, um grande engano. [...] Afirmavam que, se havia alguma verdade no que Noé dizia, os homens de fama – os sábios, os prudentes, os grandes homens – compreenderiam essa questão’ (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 97). Hoje em dia, ‘os homens de fama’ nos dizem algo semelhante: as leis da natureza são fixas e imutáveis, e todas as coisas continuam como antes. Em certo sentido, é isso que a teoria da evolução ensina: a vida ocorreu por meio de processos naturais que podem ser explicados, pelo menos em princípio, por meio da operação de leis naturais que um dia a ciência nos explicará plenamente, e tudo sem qualquer necessidade de uma divindade. Não é de admirar que Paulo tenha escrito: ‘A sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus’ (1Co 3:19).

Perguntas para reflexão

“1. Apesar das razões que Pedro tinha para crer em Jesus, ele enfatizou a ‘palavra profética’ confirmada. Por que a profecia é tão importante para nós? Ela prova que Jesus, em Sua primeira vinda, foi o Messias? Que esperança ela nos dá sobre a segunda vinda? Afinal de contas, sem a profecia, como poderíamos conhecer a promessa e a esperança da segunda vinda?”1

“2. Temos a tendência de pensar na pressão de grupo apenas no contexto de adolescentes e jovens. Mas isso não é correto. Todos desejamos que nossos colegas gostem de nós e nos aceitem. Afinal de contas, temos uma oportunidade muito melhor de ser boas testemunhas se eles gostarem de nós, certo? Em nosso desejo de ser agradáveis, como evitar comprometer as nossas crenças? Por que essas concessões são mais fáceis do que pensamos?”1

Sexta-feira, 11 de março de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos