Tiatira e Sardes

Lições da Bíblia

“3. Leia Apocalipse 2:18–3:6. Quais eram os problemas dessas igrejas? Estamos enfrentando essas mesmas questões? Como o grande conflito é revelado nessas lutas?”1 “18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido: 19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. 20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. 21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. 22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras. 24 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós; 25 tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha. 26 Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, 27 e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; 28 assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã. 29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. […] 1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. 2 Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus. 3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti. 4 Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas. 5 O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. 6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 2:18–3:6 ARA)2. “Tiatira estava sendo seduzida pelos ensinos de Jezabel. Sardes estava espiritualmente morta, e hoje a igreja passa por problemas semelhantes. A igreja deve ‘conservar o que tem até que [Ele venha]’.”1

“O discurso de Jesus à igreja de Tiatira (Ap 2:18) revela um tempo cada vez mais difícil e complicado para o povo de Deus. As metáforas de olhos de fogo e pés de bronze polido não só aparecem em Apocalipse 1:14, 15, mas são encontradas originalmente em Daniel 10, onde consta que o profeta viu Aquele cujos olhos são como ‘tochas de fogo’ e cujos pés são ‘como bronze polido’ (Dn 10:6). Esse Ser disse a Daniel que havia lutado com o príncipe da Pérsia (Dn 10:13, 20). Em outras palavras, quando a situação é sombria para o povo de Deus, Ele próprio intervém diretamente para influenciar os assuntos humanos, ao andar entre as igrejas (Ap 1) e ao desafiar líderes de nações (Dn 10).”1

“De maneira semelhante, Jesus foi apresentado à igreja de Sardes como aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas (Ap 3:1; 5:6). Ali, mais uma vez, estava um Salvador ativamente envolvido nos bastidores e arregimentando os poderes do Céu para garantir a segurança de Sua igreja.”1

“A descrição dessas duas igrejas é de profunda preocupação. Em Tiatira, embora as coisas estivessem melhorando (Ap 2:19), seus membros já haviam sido como Israel no tempo da rainha Jezabel. Da mesma forma, em Sardes, as pessoas estavam espiritualmente mortas (Ap 3:1).”1

“Apesar de todas essas questões, Jesus encorajou as igrejas. Ele reconheceu em Tiatira muitos ‘que não conheceram [...] as coisas profundas de Satanás’ e os encorajou: ‘Conservai o que tendes, até que Eu venha’ (Ap 2:24, 25). Havia também ‘umas poucas pessoas’ em Sardes ‘que não contaminaram as suas vestiduras’ (Ap 3:4).”1

“A esses fiéis Jesus prometeu uma bênção especial: dar a Tiatira ‘a estrela da manhã’ (Ap 2:28), mais tarde identificada como sendo Ele mesmo (Ap 22:16). A Sardes Ele prometeu um lugar assegurado no Céu e disse que confessará o nome de seus membros ‘diante de [Seu] Pai e diante dos Seus anjos’ (Ap 3:5).”1

“‘Guarda-o e arrepende-te’ (Ap 3:3). O que você precisa guardar e do que precisa se arrepender? De que forma essas duas ideias estão fortemente relacionadas entre si?”1

Terça-feira, 15 de março de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se pref//8ça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos