A terra de Zebulom e de Naftali
Lições da Bíblia
“Mateus 4:12 fala do aprisionamento de João, que pôs fim ao seu
ministério. Nesse ponto, o ministério de Jesus começou ‘oficialmente’. O texto
não diz por que, quando ouviu falar da prisão de João, Jesus foi para a
Galileia; só diz que Ele fez isso. (Ver também Mc 1:14-16; Lc 4:14.) Porventura,
enquanto João ainda estava pregando, Jesus teria desejado ser mais discreto para
que não surgisse rivalidade? O verbo grego em Mateus 4:12, muitas vezes
traduzido como ‘voltou’ (NVI) ou ‘foi’ (NTLH), pode dar a ideia de ‘retirar-se’,
no sentido de evitar perigo. Assim, com Sua usual prudência, talvez Jesus
estivesse tentando evitar problemas.”1
“5. Mateus 4:13-16 (ver também Is 9:1, 2) fala que
Jesus Se estabeleceu na área de Zebulom e Naftali. O que esses versos dizem
sobre o ministério de Jesus?”1 “13 e,
deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de
Zebulom e Naftali; 14 para que se cumprisse o que
fora dito por intermédio do profeta Isaías: 15 Terra
de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos
gentios! 16 O povo que jazia em trevas viu
grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte
resplandeceu-lhes a luz.” (Mateus 4:13-16 ARA)2. “1
Mas para a terra que estava aflita não continuará a
obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e
a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do
Jordão, Galiléia dos gentios. 2 O povo que
andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte,
resplandeceu-lhes a luz.” (Isaías 9:1-2 ARA)2. “O
ministério de Jesus trouxe luz à Galileia, uma região dominada pelas trevas
espirituais e habitada por pagãos misturados com descendentes das tribos de
Israel.”1
“Zebulom e Naftali foram dois filhos de Jacó (ver Gn 35:23-26),
e seus descendentes se tornaram duas tribos que acabaram se estabelecendo na
bela região norte de Israel.”1
“Infelizmente, essas duas tribos estavam entre as dez que
renunciaram à fé em Deus e se voltaram para as coisas do mundo. Muitos profetas
do Antigo Testamento protestaram contra o pecado, o mundanismo e a maldade
dessas tribos do norte que, por fim, foram derrotadas pelos assírios, os quais
as espalharam por todo o mundo conhecido na época. Por sua vez, os gentios se
estabeleceram em Israel, e a Galileia passou a ser um local confuso e obscuro,
com população mista. O profeta mais famoso da Galileia foi Jonas, o que pode nos
dizer algo sobre o nível de lealdade que a população tinha para com
Deus.”1
“Apesar dos problemas da Galileia, havia uma bela profecia em
Isaías referente à obscura terra de Zebulom e de Naftali, a qual dizia que até
‘aos que viviam na região e sombra da morte
resplandeceu-lhes a luz’ (Mt 4:16). Em outras palavras, nesse lugar, em
que a necessidade era tão grande, onde as pessoas eram consideradas rudes,
atrasadas e sem refinamento, Jesus foi viver e trabalhar entre elas. Por mais
exaltado que Ele houvesse sido, vemos que estava disposto a humilhar-Se em favor
de outros. Vemos aqui, também, outro exemplo de como o Antigo Testamento ocupou
um lugar central no ministério de Jesus.”1
“Como evitar a tentação de considerar as pessoas indignas
de receber nossa ajuda e nosso testemunho? O que está errado com essa
atitude?”1
Quarta-feira, 06 de abril de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
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1 LIÇÕES da escola sabatina. O Evangelho de Mateus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Abr. Mai. Jun. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
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