Mateus 11:11, 12

Lições da Bíblia

“A Bíblia é a Palavra de Deus, e nela o plano da salvação se torna claro. Contudo, alguns textos podem ser difíceis de entender. Isso, porém, não deve ser surpresa. Afinal de contas, em todo aspecto da vida natural encontramos coisas difíceis de entender. Não seria isso muito mais verdadeiro em relação a certas partes da Palavra de Deus, a qual nos revela verdades e realidades espirituais e sobrenaturais?”1

“Ellen G. White expressou esse conceito muito claramente: ‘Mesmo as mais simples formas de vida apresentam problemas que o mais sábio dos filósofos é impotente para explicar. Encontram-se por toda parte maravilhas que escapam à nossa percepção. Deveríamos, então, surpreender-nos ao verificar que no mundo espiritual existem também mistérios que não podemos sondar? Toda a dificuldade jaz na debilidade e estreiteza do espírito humano. Nas Escrituras, Deus nos deu suficientes provas de Seu caráter divino, e não devemos duvidar de Sua Palavra pelo fato de não podermos entender todos os mistérios de Sua providência’ (Caminho a Cristo, p. 106).”1

“Por exemplo, um dos textos mais difíceis de se entender em toda a Bíblia é Mateus 11:11, 12: ‘Eu afirmo a vocês que isto é verdade: de todos os homens que já nasceram, João Batista é o maior. Porém quem é menor no Reino do Céu é maior do que ele. Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo’ (NTLH).”1

“1. Como você entende os versos mencionados acima? O que você não entende em relação a eles? Mt 11:11, 121

Os seres humanos e profetas do Antigo Testamento foram menores do que João Batista porque ele estabeleceu o batismo, foi irrepreensível, preparou o caminho do Messias e O batizou. O menor entre os doze discípulos de Jesus foi maior do que João Batista porque teve a honra de conviver com Jesus e iniciar Sua igreja. Desde o tempo de João Batista, multidões procuraram entrar no reino dos Céus com o mesmo ímpeto com o qual pessoas violentas tomam uma cidade. Ao mesmo tempo, há um conflito entre o reino dos Céus e o reino das trevas.”1

“Eis o que dizem algumas traduções do verso 12: ‘Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele’ (NVI). ‘Desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos Céus, e pela força se apoderam dele’ (ARC). O que Jesus está nos dizendo nesse texto?”1

“Que coisas da vida continuam sendo mistérios para nós? Deixamos de crer na existência do Sol simplesmente por causa dos muitos mistérios a respeito dele? Deveria ser diferente com as questões relacionadas à fé e à Palavra de Deus?”1

Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org/

Domingo, 24 de abril de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O Evangelho de Mateus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Abr. Mai. Jun. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos