Quando a batalha se torna perigosa

Lições da Bíblia

“Como já vimos, as palavras de Jesus em Mateus 11:12, embora profundas, revelam o fato de que o reino de Deus não será estabelecido sem luta, ou sem combate. Esse combate, segundo entendemos, é o grande conflito, que esteve, está e continuará sendo travado até a destruição final do pecado, de Satanás e dos perdidos. Às vezes, ele pode se tornar muito perigoso ao longo do caminho.”1

“Podemos ver a realidade do grande conflito, e quanto ele pode se tornar perigoso, no contexto do que o próprio Jesus disse em Mateus 11:12.”1

“4. Leia Mateus 11:1-12. Como vemos ali o grande conflito sendo travado em vários níveis? Em outras palavras, como o grande conflito nos ajuda a entender os acontecimentos relatados nessa passagem?”1

“1 Ora, tendo acabado Jesus de dar estas instruções a seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles. 2 Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulos perguntar-lhe: 3 És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro? 4 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: 5 os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho. 6 E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço. 7 Então, em partindo eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8 Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais. 9 Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta. 10 Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. 11 Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele. 12 Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” (Mateus 11:1-12 ARA)2.

Por causa do conflito, João foi preso e teve dúvidas sobre Jesus. João acabou sendo assassinado por causa dessa guerra espiritual. Jesus compreendeu a angústia de João, mas advertiu os discípulos quanto ao problema da dúvida. Apesar das perseguições terrestres, devemos nos esforçar para manter a fé no reino de Deus.1

“Para começar, quem inspirou os líderes a colocar João na prisão? Podemos ver nisso a tentativa de Satanás não apenas de deter João, mas de desencorajar a fé em Jesus. Afinal de contas, se João, o precursor de Jesus, teve tal destino, o que se poderia esperar em relação ao próprio Cristo?”1

“Além disso, não há dúvida de que Satanás poderia ter levado os seguidores de Jesus e de João a indagar: Se esse Jesus de Nazaré pode fazer tantas coisas maravilhosas, e tem tanto poder, por que está deixando um homem tão bom e fiel como João, Seu primo, apodrecer na prisão?”1

“Além disso, quem estava colocando dúvidas na cabeça de João: Por que estou aqui? Por que Ele não me liberta? Por isso, não é de admirar que ele haja perguntado: ‘És Tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?’ (Mt 11:3). Lembre-se, este é o mesmo João que batizou Jesus, que viu ‘o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre Ele’ (Mt 3:16) e que ouviu a voz do Céu declarando: ‘Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo’ (Mt 3:17). Agora, porém, com tudo o que aconteceu, ele ficou cheio de dúvidas? Obviamente, por mais que a situação de João fosse ruim, ela ficaria ainda pior (pelo menos em curto prazo), o que só continuaria a alimentar mais dúvidas (Mc 6:25-28).”1

“Se alguma coisa está fazendo com que você duvide, em que assunto pode se concentrar, sobre o que pode meditar e orar, para repelir a dúvida e ajudá-lo a compreender maravilhosas razões que tem para confiar na bondade de Deus?”1

Quarta-feira, 26 de abril de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O Evangelho de Mateus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Abr. Mai. Jun. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos