Crucificado e ressurreto - Estudo adicional

Lições da Bíblia

Assista em vídeo a discussão do tema da semana.


Estudo adicional

“Embora tenham descrito a história da ressurreição, Mateus, Marcos, Lucas e João não nos deram uma verdadeira explicação teológica sobre ela, ainda que ela seja tão importante para a fé cristã. É nos escritos de Paulo que obtemos a explicação mais detalhada sobre o significado da cruz e da ressurreição. Leia 1 Coríntios 15:20-22 [‘20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 21 Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.’]2 e Colossenses 2:12 [‘tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.’]2. Pedro escreveu: ‘E isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo’ (1Pe 3:21, NVI). Embora não saibamos por que os escritores dos evangelhos não deram uma explicação detalhada, alguns eruditos vêm nisso uma evidência adicional da veracidade de seu relato. Afinal de contas, escrevendo muitos anos depois do acontecimento, por que eles não usaram a oportunidade para dar uma explicação detalhada do que eles desejavam que as pessoas acreditassem sobre a ressurreição? Se a ressurreição fosse uma fraude, por que não aproveitar a oportunidade para fazê-la significar o que quer que eles desejassem que ela significasse? Em vez disso, eles simplesmente contaramm a história, sem fazer nenhuma tentativa de embelezá-la com quaisquer explicações teológicas quanto ao que ela devia significar.”1

Perguntas para reflexão

“1. No momento da morte de Jesus, o véu do templo da antiga aliança foi rasgado de alto a baixo, e foi inaugurada a nova aliança, que é presidida por um novo sumo sacerdote, Jesus Cristo. (Hb 10:19-21). Como o fato de que agora o próprio Cristo atua como nosso Sumo Sacerdote faz você se sentir?”1

“2. O evangelho de Mateus trata de muitos assuntos. Que coisas em especial o impressionaram a respeito da maneira pela qual Jesus foi apresentado ali? Como o estudo desse evangelho pode ajudar você a entender o que significa ser um cristão e ajudá-lo a seguir os ensinos de Jesus?”1

Sexta-feira, 24 de junho de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O Evangelho de Mateus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Abr. Mai. Jun. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos