O papel restaurador da igreja

Lições da Bíblia

“Como vimos, nosso mundo, embora criado perfeito, caiu em pecado, e isso trouxe resultados devastadores. Deus, porém, não nos abandonou ao que teria sido nossa sina: a destruição eterna (a ciência diz que esse destino nos aguarda). Em vez disso, o plano da salvação foi formulado antes mesmo do início do mundo (ver 1Pe 1:2 [‘eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.’]2) e, a um grande custo para Jesus, Ele mesmo veio a este mundo, sofreu na cruz e prometeu voltar. Assim, quando tudo terminar e o pecado for destruído, o mundo que se havia perdido será plenamente restaurado.”1

“Porém, o mais incrível é que Deus nos chama, como Sua igreja, a participar desse processo, trabalhando em favor dessa restauração.”1

“6. Em Marcos 2:1-12, alguns amigos trabalharam juntos e de maneira persistente para levar um paralítico a Jesus. De que maneira essa história ilustra o papel da igreja em curar e restaurar pessoas?”1

1 Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. 2 Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra. 3 Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. 4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. 5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados. 6 Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: 7 Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus? 8 E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? 9 Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? 10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados – disse ao paralítico: 11 Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. 12 Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!” (Marcos 2:1-12 ARA)2.

Os membros da igreja precisam ter sensibilidade para perceber os paralíticos ao seu redor e identificar aqueles que precisam da cura que Cristo oferece. E precisam de amor para atuar como carregadores de paralíticos.1

“A casa estava cheia porque Jesus estava lá. Seu amor pelas pessoas atraía multidões. Os quatro homens abriram um grande buraco no teto para levar a Jesus aquele homem, que estava espiritual, mental e fisicamente enfermo. Então Jesus o restaurou, perdoando-lhe os pecados, dando-lhe paz mental e ordenando-lhe que se levantasse e andasse. Jesus demonstrou que ninguém é realmente curado a menos que seja restaurado de maneira integral.”1

“7. Por que Cristo veio à Terra? Que esperança podemos encontrar nessas passagens?Leia Jo 10:10; 1Jo 3:81

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10 ARA)2.

Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” (1 João 3:8 ARA)2.

Para trazer vida plena ao pecador, e para destruir as obras do diabo, as quais produzem infelicidade e destruição da vida.1

“Dizem que João 10:10 é a mensagem adventista em poucas palavras. Ela foi claramente apresentada por Cristo como Sua declaração de missão. Um importante papel do corpo de Cristo, Sua igreja, é seguir em Suas pegadas e desfazer a obra do diabo, substituindo a morte pela vida abundante (ver At 10:38 [‘como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;’]2; 1Jo 2:6 [‘aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.’]2). A igreja é chamada a se associar a Cristo na tarefa de restaurar as pessoas à imagem de Deus – física, mental e espiritualmente.”1

“Quais pessoas estão precisando agora da ajuda que você está especialmente qualificado para oferecer?”1

Quinta-feira, 30 de junho de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos