Uma boa ação

Lilções da Bíblia

“Estamos, agora, nos últimos dias da vida terrestre de Jesus. Ele ainda tinha que enfrentar a cruz, ressuscitar e Se revelar plenamente como o Salvador crucificado e ressurreto. Por mais que os que seguiam Jesus O amassem e apreciassem, ainda tinham muito que aprender sobre quem Ele era e sobre tudo o que faria por eles. Olhando para trás, tendo agora toda a Bíblia, e especialmente as poderosas explanações de Paulo sobre a morte expiatória de Jesus, sabemos muito mais sobre o que Jesus planejou fazer por nós do que Seus seguidores sabiam na época da história que examinaremos a seguir.”1

“1. Tendo em mente esse contexto, leia Mateus 26:1-16. Qual é o significado do valioso presente, e o que ele ensina sobre a maneira pela qual devemos nos relacionar com Jesus?”1

“1 Tendo Jesus acabado todos estes ensinamentos, disse a seus discípulos: 2 Sabeis que, daqui a dois dias, celebrar-se-á a Páscoa; e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado. 3 Então, os principais sacerdotes e os anciãos do povo se reuniram no palácio do sumo sacerdote, chamado Caifás; 4 e deliberaram prender Jesus, à traição, e matá-lo. 5 Mas diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo. 6 Ora, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, 7 aproximou-se dele uma mulher, trazendo um vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo, que lhe derramou sobre a cabeça, estando ele à mesa. 8 Vendo isto, indignaram-se os discípulos e disseram: Para que este desperdício? 9 Pois este perfume podia ser vendido por muito dinheiro e dar-se aos pobres. 10 Mas Jesus, sabendo disto, disse-lhes: Por que molestais esta mulher? Ela praticou boa ação para comigo. 11 Porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes; 12 pois, derramando este perfume sobre o meu corpo, ela o fez para o meu sepultamento. 13 Em verdade vos digo: Onde for pregado em todo o mundo este evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua. 14 Então, um dos doze, chamado Judas Iscariotes, indo ter com os principais sacerdotes, propôs: 15 Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata. 16 E, desse momento em diante, buscava ele uma boa ocasião para o entregar.” (Mateus 26:1-16 ARA)2.

O vaso de alabastro simboliza o corpo de Jesus que seria oferecido na cruz. O perfume simboliza o sangue de Cristo, que perfuma nossa vida. O valioso presente mostra que devemos dedicar ao Senhor o que temos de melhor, em gratidão ao Seu Filho, o melhor presente que Ele poderia nos dar.1

“Note como Mateus coloca a história da unção da cabeça de Jesus (que provavelmente deve ter ocorrido antes da entrada triunfal) dentro da trama para matá-Lo, que estava se intensificando. Enquanto alguns de Seu próprio povo estavam planejando Lhe causar dano, Maria derramou sobre Ele irrestrito amor e devoção, com seu ‘vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo’ (v. 7).”1

“Enquanto os discípulos lamentavam o desperdício, Jesus classificou o que ela fez como ‘boa ação’. Por esse ato, muito extravagante exteriormente, a mulher estava revelando a verdadeira profundidade da emoção que havia em seu coração em relação a Jesus. Embora ela certamente não soubesse tudo o que estava para ocorrer nem o que aquele ato significaria, ela entendia o suficiente para saber que devia muito a Jesus; e, assim, desejava, também retribuir muito. Talvez ela tivesse ouvido as palavras dEle: ‘Àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido’ (Lc 12:48). Enquanto isso os discípulos, que certamente tinham visto mais coisas realizadas por Jesus do que aquela mulher, não entenderam a questão.”1

“‘Aquele bálsamo era um símbolo do coração transbordante da doadora. Era a demonstração exterior de um amor nutrido pelas correntes celestes a ponto de extravasar. E aquele bálsamo de Maria, que os discípulos chamaram de desperdício, está se repetindo milhares de vezes no coração suscetível de outras pessoas’ (Ellen G. White,Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 5, p. 1101).”1

“O que essa história nos mostra sobre nossa maneira de responder ao que nos foi dado em Jesus? Usando nosso livre-arbítrio, que ‘boa obra’ podemos realizar para Jesus em resposta ao que recebemos dEle?”1

Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o sitehttp://reavivadosporsuapalavra.org/

Domingo, 12 de junho de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O Evangelho de Mateus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Abr. Mai. Jun. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos