O valor do capital social

Lições da Bíblia

“Em grande parte, as igrejas são grupos voluntários, que operam com orçamento limitado. O capital social é o grande trunfo que aumenta a chance de sua igreja alcançar alvos significativos que ela não poderia conseguir sozinha. A velha tradição, em alguns países, de fazendeiros ajudarem outros fazendeiros a fazer a colheita é um exemplo de capital social. Isto é, embora precisemos considerar cada situação individualmente, quando for prático e viável podemos trabalhar em cooperação com outros a fim de alcançar nossos alvos.”1

“5. Leia Neemias 2:1-9. O rei Artaxerxes confiou em Neemias. Qual foi o resultado dessa confiança providencial?”1

“1 No mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, uma vez posto o vinho diante dele, eu o tomei para oferecer e lho dei; ora, eu nunca antes estivera triste diante dele. 2 O rei me disse: Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração. Então, temi sobremaneira 3 e lhe respondi: viva o rei para sempre! Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo? 4 Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus 5 e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique. 6 Então, o rei, estando a rainha assentada junto dele, me disse: Quanto durará a tua ausência? Quando voltarás? Aprouve ao rei enviar-me, e marquei certo prazo. 7 E ainda disse ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do Eufrates, para que me permitam passar e entrar em Judá, 8 como também carta para Asafe, guarda das matas do rei, para que me dê madeira para as vigas das portas da cidadela do templo, para os muros da cidade e para a casa em que deverei alojar-me. E o rei mas deu, porque a boa mão do meu Deus era comigo. 9 Então, fui aos governadores dalém do Eufrates e lhes entreguei as cartas do rei; ora, o rei tinha enviado comigo oficiais do exército e cavaleiros.” (Neemias 2:1-9 ARA)2.

O rei percebeu a tristeza de Neemias e se interessou em ajudá-lo. Deus tocou o coração do rei, que autorizou Neemias a reedificar Jerusalém e proveu recursos para isso.1

“‘Os meios que [...] faltavam [a Neemias,] ele os solicitou dos que lhe podiam fornecer. E o Senhor está ainda desejando mover o coração dos que têm a posse dos Seus bens, em favor da causa da verdade. Os que trabalham para Ele devem servir-se do auxílio que Ele move os homens a dar. [...] Os doadores podem não ter fé em Cristo, nem familiaridade com Sua Palavra; mas suas doações não devem ser recusadas por causa disso’ (Ellen G. White,Profetas e Reis, p. 634).”1

“É interessante que, nesse caso, Deus tenha movido o coração de pagãos para que ajudassem no avanço de Sua obra. Isso deve nos ensinar uma importante lição. Até onde pudermos, devemos estar dispostos a trabalhar com outros, mesmo aqueles que não pertencem à nossa fé, ou que são de outras religiões, se isso vai promover a causa de Cristo. Embora sempre devamos ser cuidadosos com qualquer tipo de aliança que façamos, podemos, com cautela e oração, trabalhar com outras pessoas cuja contribuição possa ajudar grandemente naquilo que desejamos fazer pelo bem da comunidade como um todo. Muitas vezes o governo, empresas particulares ou indivíduos, impressionados pelo nosso trabalho humanitário, oferecerão apoio. Esse apoio não deve ser automaticamente aceito nem rejeitado, mas examinado, em cada caso, com oração e com consulta à opinião de outros membros da igreja, antes que seja tomada uma decisão.”1

“De que forma você pode construir um ‘capital social’ em sua comunidade? Isso poderia resultar em benefícios para a missão da igreja no futuro?”1

Quarta-feira, 31 de agosto de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos