Perdido e achado

Lições da Bíblia

“Em Lucas 15, Jesus contou três parábolas em resposta direta à acusação dos fariseus e doutores da lei de que Ele recebia pecadores e comia com eles (Lc 15:2).”1

“2. Leia as passagens seguintes e note a essência da resposta de Jesus a essas acusações:”1

Lc 15:3-7: “3 Então, lhes propôs Jesus esta parábola: 4 Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? 5 Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. 6 E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. 7 Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento2
Lc 15:8-10: “8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? 9 E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. 10 Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.2
Lc 15:11-24: “11 Continuou: Certo homem tinha dois filhos; 12 o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. 13 Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. 14 Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. 15 Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. 16 Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada. 17 Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! 18 Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; 19 já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. 20 E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. 21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. 22 O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; 23 trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, 24 porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.2

Jesus, o bom Pastor, Se alegrou ao encontrar a ovelha perdida, que simboliza os pecadores. Os fariseus eram maus pastores, que desprezavam e oprimiam os pecadores. Assim também, a mulher que se alegrou pela moeda reencontrada representa a alegria divina ao encontrar os perdidos. O Pai Se alegra com o retorno do filho perdido e o recebe com amor e perdão, ao contrário do irmão mais velho, que representa os fariseus.1

“Cada parábola começa com algo perdido e termina com uma comemoração. A comemoração expressa o amor de Deus por nós e Seu profundo interesse em nossa salvação.”1

“Um pastor estava atendendo a um ouvinte da Voz da Profecia e descobriu que toda a sua família estava interessada em receber estudos bíblicos, exceto uma pessoa. A mãe, o pai e a filha mais nova haviam aceitado a Cristo e estavam ansiosos para receber o pastor em sua casa regularmente. O filho mais velho, no entanto, havia se rebelado contra o cristianismo e não queria nenhum envolvimento com a igreja. Cada noite que o pastor chegava à casa, o rapaz saía da sala e não participava do estudo bíblico. Depois de seis semanas de estudos bíblicos cordiais e produtivos, o jovem pastor começou a desafiar os três que estavam estudando com ele a pensar no batismo. Cada um deles tinha seu próprio motivo para esperar mais alguns meses antes de tomar a decisão. Inesperadamente, o rapaz entrou na sala onde o estudo estava ocorrendo e anunciou que desejava ser batizado logo que o pastor achasse que ele estava pronto. Com uma Bíblia que havia comprado numa loja de livros usados logo após o primeiro estudo bíblico, ele havia acompanhado os estudos em seu quarto, e durante todo o tempo tinha experimentado uma crescente convicção de que precisava fazer uma confissão pública de sua fé. Duas semanas mais tarde o rapaz foi batizado e, um mês depois, o restante da família também tomou a mesma decisão. Considerando o que acabamos de ler nas parábolas, podemos imaginar que houve alegria no Céu por causa dessas decisões.”1

“Jesus Se colocou intencionalmente em contato com pessoas como a samaritana junto ao poço, o centurião romano, a ‘pecadora’ que derramou em Seus pés um perfume de valor equivalente a um ano de salário, além de inúmeros indivíduos que não estão nos registros, que eram ‘indignos’ diante dos que se consideravam santos demais para se misturar com eles.”1

“Você já evitou testemunhar a alguém que provavelmente não se ajustaria bem aos padrões da igreja? O que seria necessário para que você e sua igreja demonstrassem graça suficiente para acolher esses ‘pecadores’?”1

Segunda-feira, 01 de agosto de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos