Preparação para a colheita final enquanto esperamos

Lições da Bíblia

“Jesus usou a linguagem da agricultura em Seu ensino sobre o reino, como foi mencionado na Lição 5. Como vimos, a agricultura não é meramente um evento; é um processo que exige paciência! É um ciclo que se repete regularmente, com diferentes estágios e diferentes tarefas para diferentes pessoas, em diferentes momentos. Precisamos estar abertos à direção do Espírito Santo e às providências de Deus em relação à maneira pela qual podemos ser usados pelo Senhor no processo de preparar o solo, plantar as sementes e fazer a colheita.”1

“4. Leia João 4:35-38. Que tipo de ilustração foi usada nesse texto, e qual é a mensagem para nós a respeito da maneira de trabalhar em favor dos outros?”1

“35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. 36 O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro. 37 Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro. 38 Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.” (João 4:35-38 ARA)2.

O semeador, o ceifeiro e a ceifa. Podemos nos enganar quanto ao tempo certo para a colheita de pessoas para o reino de Deus. Por isso, precisamos orar, buscar a sabedoria divina e trabalhar, evitando dois erros no cumprimento da missão: colheita prematura e colheita tardia. Devemos confiar em Deus e nas outras pessoas que participam dessa tarefa.1

“O fato é que não conhecemos o coração das pessoas. Não sabemos como o Espírito Santo tem trabalhado na vida delas. Poderíamos olhar para várias pessoas e pensar que ainda falta muito para que elas estejam prontas para a colheita, quando, na realidade, tudo o que é necessário é que alguém faça um apelo para que se entreguem a Jesus. Há uma batalha pelo coração e pela mente de todo ser humano, e Deus está nos chamando para ajudar as pessoas a aceitar a salvação.”1

“5. Leia 1 Coríntios 3:6-8. Qual é a mensagem desses versos no contexto da obra missionária?”1

“6 Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. 7 De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 8 Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.” (1 Coríntios 3:6-8 ARA)2.

A conversão e o crescimento espiritual são obras realizadas por Deus. Nesse processo, o Senhor utiliza instrumentos diferentes, com habilidades diferentes e funções diferentes, mas todos com um mesmo propósito: ajudar no cumprimento da missão de salvar pessoas. Todo o mérito e toda a glória pertencem a Deus. Cada trabalhador receberá uma recompensa de acordo com o seu trabalho.1 

“A seu próprio modo, Paulo repetiu a ideia que Jesus havia apresentado no exemplo anterior. A obra missionária é como o trabalho de um agricultor. Embora não estejamos todos fazendo as mesmas tarefas, nosso trabalho é uma parte essencial do processo de alcançar as pessoas e conquistá-las para Deus. Ainda que sejamos usados por Deus em várias funções, somente Ele pode converter alguém.”1

“Como podemos ser gratos e humildes em relação ao papel que Deus nos deu na obra de alcançar os outros? Por que isso é um privilégio?”1

Quarta-feira, 21 de setembro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos