Teodiceia

Lições da Biblia

“7. Leia Romanos 3:1-4. Embora o contexto imediato dessa passagem seja a infidelidade de algumas pessoas à aliança com Deus, qual é a questão mais importante ali? O que Paulo disse a respeito de Deus? Analise as afirmações abaixo e marque as alternativas corretas:”1

“1 Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? 2 Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus. 3 E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? 4 De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito: Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.

A. (   ) Paulo falou sobre a justiça de Deus.
B. (   ) Ele destacou a fidelidade do Senhor.
C. (   ) Paulo tratou do assunto da circuncisão.
D. (   ) O apóstolo não falou a respeito de nenhum desses assuntos.

Resposta: Alternativas A e B.

“Citando Salmos 51:4, Paulo falou a respeito de como o próprio Senhor será ‘justificado em [Suas] palavras e [vencerá] quando for julgado’ (Rm 3:4, ARC). A ideia apresentada aqui aparece em várias passagens das Escrituras. Ela é chamada de teodiceia, que significa compreender a bondade de Deus em face do mal. É a velha questão que temos estudado durante toda a semana. Na verdade, o próprio tema do grande conflito é uma teodiceia. Diante dos seres humanos, dos anjos e de todo o Universo, a bondade de Deus será revelada a despeito do mal que se manifesta no mundo.”1

“‘Todas as questões sobre a verdade e o erro no prolongado conflito foram agora esclarecidas. Os resultados da rebelião, os frutos de se colocar de parte os estatutos divinos, foram revelados à vista de todos os seres criados. Os resultados do governo de Satanás em contraste com o de Deus foram apresentados a todo o Universo. As próprias obras de Satanás o condenaram. A sabedoria de Deus, Sua justiça e bondade, acham-se plenamente reivindicadas. Vê-se que toda a Sua ação no grande conflito foi orientada para o bem eterno de Seu povo, e o bem de todos os mundos que criou’ (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 670, 671).”1

“Por mais difícil que seja entender o sofrimento agora, porque estamos imersos neste mundo de pecado e sofrimento (e se é difícil para nós, imagine o que Jó deve ter pensado!), quando tudo isso tiver terminado, seremos capazes de ver a bondade, a justiça e o amor de Deus em todo o Seu trato com a humanidade, com Satanás e com o pecado. Isso não significa que tudo o que acontece seja bom; claramente não é! Apenas significa que Deus cuida desse assunto da melhor maneira e, quando terminar essa terrível experiência com o pecado, iremos exclamar: ‘Grandes e admiráveis são as Tuas obras, Senhor Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei das nações’ (Ap 15:3).”1

“Por que é tão importante louvar a Deus, mesmo agora, em meio às provações que parecem tão difíceis de suportar?”1

Quinta-feira, 20 de outubro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola
Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Nota: As ofertas apresentadas em forma de anúncios junto de nossas publicações são de responsabilidade da plataforma de hospedagem deste blog. Isso ocorre por termos optado pela modalidade de hospedagem gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos