A irracionalidade do mal
Lições da Bíblia
“Aqueles quatro homens, que acreditavam em um Deus de justiça,
encontravam-se num dilema: como explicar a situação de Jó de maneira lógica e
racional que fosse consistente com a compreensão que tinham sobre o caráter de
Deus? Em sua tentativa de compreender o mal, ou pelo menos o mal que sobreviera
a Jó, eles infelizmente acabaram adotando uma posição essencialmente
errada.”1
“Ellen G. White escreveu um comentário poderoso quanto a esse
assunto: ‘É impossível explicar a origem do pecado de maneira a dar a razão de
sua existência [...] O pecado é um intruso, por cuja presença nenhuma razão se
pode dar. É misterioso, inexplicável; desculpá-lo corresponde a defendê-lo. Se
para ele se pudesse encontrar desculpa, ou mostrar-se causa para sua existência,
deixaria de ser pecado’ (O Grande Conflito, p. 492, 493).”1
“Embora ela utilize a palavra pecado, vamos supor que
essa palavra seja trocada por outra que tem um significado
semelhante: mal. Assim, a citação ficaria: ‘É impossível explicar a
origem do mal de maneira a dar a razão de sua existência [...] O mal é um
intruso, por cuja presença nenhuma razão se pode dar. É misterioso,
inexplicável; desculpá-lo corresponde a defendê-lo. Se para ele se pudesse
encontrar desculpa, ou mostrar-se causa para sua existência, deixaria de ser
mal.’”
“Muitas vezes, quando a tragédia bate à porta, as pessoas dizem
ou pensam: ‘eu não entendo’, ou ‘isso não faz sentido’. Era exatamente disso que
se tratava a queixa de Jó.”1
“4. Leia Ezequiel 28:12-17. A queda de Satanás
e a origem do mal fazem sentido? Por quê? Marque V para verdadeiro ou F para
falso:”1
“12 Filho do homem, levanta uma lamentação
contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete
da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. 13 Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras
preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o
ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te
fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles
preparados. 14 Tu eras querubim da
guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho
das pedras andavas. 15 Perfeito eras
nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti. 16 Na multiplicação do teu comércio,
se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei,
profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em
meio ao brilho das pedras. 17 Elevou-se o teu
coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu
resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te
contemplem.” (Ezequiel 28:12-17 ARA)2.
( ) A queda faz certo sentido, pois Deus não supriu todas as
necessidades e desejos de Lúcifer.
( ) A queda não faz sentido, pois Lúcifer era perfeito em
seus caminhos e nada lhe faltava.
Resposta: F; V.
“Ali estava um ser perfeito, criado pelo Deus perfeito, em um
ambiente perfeito. Ele era exaltado, cheio de sabedoria, perfeito em beleza,
coberto de pedras preciosas; era um ‘querubim ungido’, que estava ‘no monte
santo de Deus’. No entanto, mesmo com tudo isso e tendo recebido tantos
privilégios, esse ser se corrompeu e permitiu que o mal o dominasse. O que pode
ser mais irracional e ilógico do que o mal que contaminou o diabo?”1
“Você já sentiu em sua experiência quanto o mal é realmente
irracional e inexplicável?”1
Quarta-feira, 30 de novembro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
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1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
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