Basta a cada dia o seu mal

Lições  da Bíblia
4. Pense no destino imediato das pessoas descritas nos versos a seguir. A vida foi justa com elas?
Jó 1:18-20 - "18 Também este falava ainda quando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa do irmão primogênito, 19 eis que se levantou grande vento do lado do deserto e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre eles, e morreram; só eu escapei, para trazer-te a nova. 20 Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou;"2.
Gn 4:8 - "Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou."2.
Êx 12:29, 30 - "29 Aconteceu que, à meia-noite, feriu o SENHOR todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava no seu trono, até ao primogênito do cativo que estava na enxovia, e todos os primogênitos dos animais. 30 Levantou-se Faraó de noite, ele, todos os seus oficiais e todos os egípcios; e fez-se grande clamor no Egito, pois não havia casa em que não houvesse morto." 2.
2Sm 11:17 - "Saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu."2.
Jr 38:6 - "Tomaram, então, a Jeremias e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; desceram a Jeremias com cordas. Na cisterna não havia água, senão lama; e Jeremias se atolou na lama."2.
Mt 14:10 - "e deu ordens e decapitou a João no cárcere."
Hb 11:35-38 - "35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; 36 outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. 37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados 38 (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra."2.
"A Bíblia reflete uma realidade cruel a respeito da vida em nosso mundo caído: o mal e o sofrimento são reais. Somente fazendo uma leitura superficial da Palavra de Deus e tirando alguns textos do contexto, poderíamos pensar que a vida aqui seja razoável, justa e boa, e que, se apenas permanecermos fiéis a Deus, não teremos sofrimento. É evidente que a fidelidade pode trazer muitas recompensas hoje, mas isso não quer dizer que ela construa uma barreira completa para a dor e o sofrimento."1
"No Sermão do Monte, Jesus pregou uma mensagem poderosa, indicando por que devemos confiar em Deus e não nos preocupar com o que comeremos, beberemos ou vestiremos. Jesus utilizou exemplos da natureza como lições objetivas sobre as razões pelas quais podemos confiar na bondade de Deus para satisfazer nossas necessidades. Ele então acrescentou estas famosas palavras: 'Não vos inquieteis pois pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal' (Mt 6:34, ARC)."1
"Repare: basta a cada dia o seu mal. Jesus não estava negando a presença do mal em nossa vida, mesmo a presença diária do mal (esse termo vem de uma palavra grega cujo significado pode ser 'maldade', 'depravação' e 'malignidade'). Na verdade, era o contrário. Jesus estava reconhecendo o predomínio e a presença do mal em nosso dia a dia. Como Cristo poderia não reconhecer isso? Como Senhor, Ele tinha muito mais conhecimento sobre o mal no mundo do que qualquer um de nós poderia ter, ainda que todos nós já conheçamos bem esse assunto."1
"Quem já não provou um pouco, ou muito, do quanto a vida pode ser injusta e amarga? O fato de que Jesus reconheceu a realidade do mal pode nos trazer conforto e força em meio à maldade deste mundo?"
Quarta-feira, 16 de novembro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos