“Menos do que merece a tua iniquidade”

Lições da Bíblia

“2. Leia Jó 11:7-9 e Isaías 40:12-14. Que verdade é expressa nesses versos? Por que devemos sempre nos lembrar dela? Assinale as alternativas corretas:”1

“7 Porventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até à perfeição do Todo-Poderoso? 8 Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás fazer? Mais profunda é ela do que o abismo; que poderás saber? 9 A sua medida é mais longa do que a terra e mais larga do que o mar.” (Jó 11:7-9 ARA)2.
“12 Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão? 13 Quem guiou o Espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? 14 Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento?” (Isaías 40:12-14 ARA)2.

A. (   ) Deus e Seus mistérios estão além da compreensão humana. Precisamos ter a consciência de que somos pequenos e limitados diante de Deus.
B. (   ) Deus é eterno e nós somos transitórios. Um dia seremos eternos como Deus e também oniscientes.
C. (   ) Se nos esforçarmos, poderemos conhecer todos os segredos de Deus e merecer um pouco de Sua honra.
D. (   ) Deus é Todo-poderoso, mas somos imperfeitos. Isso torna impossível a superação das nossas dificuldades.

Resposta: Alternativa A.

“Há muita coisa sobre Deus que não conhecemos e, apesar de todos os nossos esforços para perscrutá-Lo por nós mesmos, ainda continuaremos conhecendo bem pouco. Um dos filósofos mais famosos do século 20, o falecido Richard Rorty, basicamente argumentou que nunca compreenderemos a realidade e a verdade, e que, portanto, devemos desistir de tentar entendê-las. Em vez de tentar compreender a realidade, argumentou Rorty, tudo o que podemos fazer é tentar lutar com ela. É impressionante que 2.600 anos de tradição filosófica ocidental culmine nessa expressão de derrota. Se toda a nossa busca e investigação tem nos deixado nas trevas quanto à natureza da realidade em que vivemos, será que poderemos, mediante o estudo, compreender o Criador – Aquele que, primeiramente, criou a realidade, e por isso é muito maior do que ela? Rorty essencialmente confirmou o que acabamos de ler no discurso de Zofar, como parte de um argumento errôneo contra Jó.”1

“3. Leia Jó 11:1-20. O que está correto na fala de Zofar? O que há de errado com o seu argumento?”1

“1 Então, respondeu Zofar, o naamatita: 2 Porventura, não se dará resposta a esse palavrório? Acaso, tem razão o tagarela? 3 Será o caso de as tuas parolas fazerem calar os homens? E zombarás tu sem que ninguém te envergonhe? 4 Pois dizes: A minha doutrina é pura, e sou limpo aos teus olhos. 5 Oh! Falasse Deus, e abrisse os seus lábios contra ti, 6 e te revelasse os segredos da sabedoria, da verdadeira sabedoria, que é multiforme! Sabe, portanto, que Deus permite seja esquecida parte da tua iniqüidade. 7 Porventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até à perfeição do Todo-Poderoso? 8 Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás fazer? Mais profunda é ela do que o abismo; que poderás saber? 9 A sua medida é mais longa do que a terra e mais larga do que o mar. 10 Se ele passa, prende a alguém e chama a juízo, quem o poderá impedir? 11 Porque ele conhece os homens vãos e, sem esforço, vê a iniqüidade. 12 Mas o homem estúpido se tornará sábio, quando a cria de um asno montês nascer homem. 13 Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus; 14 se lançares para longe a iniqüidade da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça, 15 então, levantarás o rosto sem mácula, estarás seguro e não temerás. 16 Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. 17 A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. 18 Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo. 19 Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor. 20 Mas os olhos dos perversos desfalecerão, o seu refúgio perecerá; sua esperança será o render do espírito.” (Jó 11:1-20 ARA)2.

“É muito difícil entender como alguém pôde ir até um homem que estava sofrendo como Jó e dizer a ele, basicamente: ‘Você está recebendo o que merece. Não, na verdade, você está recebendo menos do que merece.’ O pior é que Zofar estava fazendo isso, assim como os outros dois amigos, numa tentativa de defender a bondade e o caráter de Deus.”1

Segunda-feira, 07 de novembro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Nota: As ofertas apresentadas em forma de anúncios junto de nossas publicações são de responsabilidade da plataforma de hospedagem deste blog. Isso ocorre por termos optado pela modalidade de hospedagem gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos