A morte de Cristo

Lições da Bíblia

“5. O que os seguintes textos nos dizem sobre Jesus e como devemos considerá-Lo?”1

1Jo 2:6 – “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.2
Gl 4:19 – “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;2

Nosso Salvador e exemplo. Devemos andar como Ele andou e permitir que Jesus seja formado em nós.”1

“Sem dúvida, Jesus é o homem-modelo. Sua vida (Seu caráter) é o exemplo que todos que O seguem devem, pela graça de Deus, procurar imitar. Jesus é o único exemplo perfeito que temos de como viver a vida para a qual Deus nos chama.”1

“Entretanto, Jesus não veio a esta Terra apenas para nos dar o exemplo. Nossa situação como pecadores exigia mais do que apenas o desenvolvimento do caráter, como se reformar nosso caráter e moldar-nos à Sua imagem fossem as únicas exigências de Sua obra como Redentor. Precisamos de algo mais do que isso: Necessitamos de um Substituto, Alguém que pague a pena pelos nossos pecados. Jesus não veio apenas para viver de maneira irrepreensível a fim de nos dar o exemplo. Ele também veio para morrer a morte que merecemos para que Sua vida perfeita possa ser creditada a nós.”1

“6. O que os seguintes textos ensinam sobre a necessidade da morte de Cristo por nós? Mc 8:31; Lc 9:22; Lc 24:7; Gl 2:21. Analise as afirmações e assinale as alternativas corretas:”1

Então, começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse.” Marcos 8:31 ARA)2. “dizendo: É necessário que o Filho do Homem sofra muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas; seja morto e, no terceiro dia, ressuscite.” (Lucas 9:22 ARA)2. “quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia.” (Lucas 24:7 ARA)2. “Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.” (Gálatas 2:21 ARA)2.

A. (   ) Cristo morreu para satisfazer as exigências da justiça de Deus.
B. (   ) Jesus morreu porque precisava vencer a morte e ressuscitar no terceiro dia.
C. (   ) Cristo morreu para salvar o ser humano da morte eterna.

Resposta: Alternativas A e C.1

“Jesus precisou morrer por nós, pois a obediência à lei, embora fundamental à vida cristã, não é o que salva o pecador. ‘É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei’ (Gl 3:21). Se alguma lei pudesse salvar o pecador, seria a lei de Deus. Porém, nem mesmo essa lei pode nos salvar. Somente a vida irrepreensível de nosso Exemplo perfeito, Jesus, é capaz de nos redimir. Portanto, Cristo veio para oferecer a Si mesmo para sempre como ‘único sacrifício pelos pecados’ (Hb 10:12).”1

“Nem sempre obedecemos à lei. Como isso nos revela nossa necessidade de um Substituto?”1

Terça-feira, 13 de dezembro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola
Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos