Do meio da tempestade

Lições da Bíblia

1. Leia Jó 38:1. O que ocorre nesse verso, diferentemente de tudo o que ocorre nos outros diálogos? Assinale a alternativa correta:

Depois disto, o SENHOR, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó:” (Jó 38:1 ARA)2.

A. (   ) Jó se altera e culpa Deus pela primeira vez.
B. (   ) Deus aparece pela primeira vez desde o capítulo 2, e responde a Jó de maneira pessoal.
C. (   ) Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú finalmente cedem e admitem a possibilidade de Jó estar certo.
D. (   ) A polêmica toma uma proporção maior.

Resposta: Alternativa B.

“De maneira repentina, o Senhor reaparece no livro de Jó pela primeira vez desde Jó 2:6: ‘Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida.’”

“Nada prepara o leitor para a súbita aparição de Deus. Jó 37 termina com o discurso de Eliú, e então somos informados de que ‘o Senhor, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó’ (Jó 38:1). Instantaneamente o diálogo passa a ser apenas entre Deus e Jó.”1

“A palavra redemoinho vem de um termo hebraico que significa ‘tempestade’ ou ‘temporal’, e tem sido usada em relação à manifestação de Deus (ver Is 29:6; Zc 9:14). Ela também foi usada no contexto do arrebatamento de Elias (ver 2Rs 2:1).”1

“Embora não seja dado nenhum detalhe físico sobre essa teofania (manifestação visível de Deus à humanidade), o texto deixa claro que Deus não estava falando com Jó em um ‘murmúrio de uma brisa suave’ (1Rs 19:12, NVI). Em vez disso, o Senhor Se manifestou de maneira muito poderosa, que certamente chamou a atenção de Jó.”

"2. Deus estaria realmente perto nós? Gn 15:1-632:24-32João 1:29 Complete as lacunas:"

“1 Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. 2 Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? 3 Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. 4 A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. 5 Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. 6 Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.” (Gênesis 15:1-6 ARA)2.

“24 ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. 25 Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. 26 Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. 27 Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. 28 Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. 29 Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. 30 Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva. 31 Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa. 32 Por isso, os filhos de Israel não comem, até hoje, o nervo do quadril, na articulação da coxa, porque o homem tocou a articulação da coxa de Jacó no nervo do quadril.” (Gênesis 32:24-32 ARA)2.

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29 ARA)2.

“Esses textos nos revelam que Deus está próximo de nós. Ele é um Deus pessoal e, assim como Se revelou através de visões  noturnas e aparições no Antigo Testamento, Ele ainda continua próximo de nós hoje.”1

“A Bíblia nos ensina a grande e importante verdade de que Deus não é um Deus distante, que criou o mundo e, em seguida, nos abandonou aqui. Ao contrário, Ele interage conosco intimamente. Não importam as nossas dores, problemas e dificuldades, podemos ter a certeza de que Deus está perto de nós e podemos confiar nEle.”1

“Uma coisa é acreditar que Deus está próximo de nós; outra bem diferente é experimentar essa proximidade. Como você pode se aproximar de Deus e obter esperança e conforto a partir desse relacionamento?”

Participe do projeto “Reavivados por Sua Palavra”: acesse o site reavivadosporsuapalavra.org/

Domingo, 04 de dezembro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos