Pela fé e não pelo que vemos

Lições da Bíblia

“1. Leia 2 Coríntios 5:7 e 2 Coríntios 4:18. Que verdades fundamentais são reveladas nesses textos? Como essas verdades nos ajudam enquanto procuramos ser fiéis seguidores do Senhor? Assinale as alternativas corretas:”1

visto que andamos por fé e não pelo que vemos.” (2 Coríntios 5:7 ARA)2. “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” (2 Coríntios 4:18 ARA)2.

A. (   ) A fé é irracional; devemos abrir mão da razão se quisermos ter fé.
B. (   ) Devemos valorizar as coisas materiais e as realizações deste mundo, pois ainda não conhecemos as coisas eternas.
C. (   ) Precisamos atentar para o que não vemos, pois o que vemos é temporal e o que não vemos é eterno.
D. (   ) A fé e a razão devem andar de mãos dadas.

Resposta: Alternativa C e D.

“Ocontexto de 2 Coríntios 4:18 se refere ao fim dos tempos, quando seremos revestidos de imortalidade. Essa é uma promessa que devemos aceitar pela fé, pois ela ainda não se cumpriu. Da mesma forma, o livro de Jó mostra que a realidade é muito maior do que aquilo que se vê. Porém, isso não deveria ser um conceito tão difícil de compreender, sendo que a ciência tem revelado a existência de forças invisíveis ao nosso redor.”1

“Um pregador estava numa igreja de uma grande cidade. Ele pediu que a congregação ficasse em silêncio. Por alguns segundos, não houve som algum. Em seguida, ele pegou um rádio e o ligou, passando o marcador pelas estações. Todos os tipos de sons então saíram do rádio. ‘Deixe-me perguntar’, disse o pregador. ‘De onde esses sons vieram? Será que eles se originaram no próprio rádio? Não! Esses sons estavam no ar ao nosso redor através de ondas de rádio, ondas tão reais como a voz que lhes fala agora. Mas a estrutura em que somos formados não nos permite ter acesso a elas. Porém, o fato de que não podemos vê-las, senti-las nem ouvi-las, não significa que elas não existam, certo?’”

2. Que outras coisas invisíveis (como a radiação ou a gravidade) existem ao nosso redor? Que lição espiritual aprendemos com o fato de que elas influenciam nossa vida?

“Nenhum dos personagens da história compreendia a realidade invisível. Até tinham algum conhecimento sobre Deus, Seu caráter e poder criador. Mas, além das calamidades de Jó, eles não faziam ideia do que acontecia nos bastidores. Da mesma forma, não poderíamos às vezes desconhecer as realidades invisíveis que nos cercam? O livro de Jó, portanto, nos ensina que precisamos aprender a viver pela fé, percebendo nossas fraquezas e a limitação de nossa visão e conhecimento.”1

Domingo, 25 de dezembro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos