Condições: parte 1

Lições da Bíblia

“A Palavra de Deus destaca certas condições necessárias para que o Espírito habite em nós. Examinaremos as mais importantes hoje e amanhã.”1

“3. Leia Atos 2:37, 38. Qual é a primeira condição para receber o Espírito Santo? Assinale ‘V’ para verdadeiro ou ‘F’ para falso:”1

“37 Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:37, 38 ARA).

(   ) Arrependimento e batismo nas águas.
(   ) Ter o dom de línguas.

Resposta: A (V); B (F). 

Uma condição para receber o dom do Espírito Santo é o arrependimento. Quando ouvimos a Palavra de Deus, nossa consciência é despertada e podemos ser levados a uma compreensão da nossa verdadeira pecaminosidade e condição de perdidos. O verdadeiro arrependimento é mais do que apenas lamentar as terríveis consequências do pecado. É uma mudança completa no coração e na mente, para que possamos ver o pecado como ele realmente é: um mal horrendo e uma rebelião contra Deus. A única maneira de sentir o verdadeiro arrependimento é ser tocado pelo amor de Deus: 

Ou desprezas a riqueza da Sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?’ (Rm 2:4).”1

“4. Leia Gálatas 3:14 e Tiago 1:6-8. Seria possível receber o Espírito Santo se não confiássemos na Palavra de Deus?”1

para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.” (Gálatas 3:14 ARA). “6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:6-8 ARA).

“Jesus prometeu enviar o Espírito como Seu representante. Pela fé recebemos o dom prometido. Mas se duvidamos da promessa de Deus e não confiamos em Sua Palavra, somos como uma pessoa vacilante e não podemos esperar receber nada da parte dEle. A fé é mais do que uma aceitação intelectual. É colocar nossa vida em risco, crendo que Deus cumprirá Sua palavra e não nos decepcionará, independentemente do que acontecer.”1

“5. Leia Lucas 11:8-10, 13. Por que a intercessão persistente faz a diferença? Complete as lacunas:”1

“8 digo-vos que, se não se levantar para dar-lhos por ser seu amigo, todavia, o fará por causa da importunação e lhe dará tudo o de que tiver necessidade. 9 Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 10 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.” (Lucas 11:8-10 ARA).

“Porque ela nos prepara para receber de Deus as bênçãos que, com perseverança, rogamos a Ele.”1

“Deus é bom e amável, mais do que podemos ser com os nossos próprios filhos. Nossa intercessão persistente não muda Sua mente. A oração nos transforma e nos leva à presença dEle. Ela não faz o Senhor descer a nós, mas nos eleva até Ele. Nossas orações simplesmente revelam nossa determinação e nos preparam para a dádiva.”1

Terça-feira, 31 de janeiro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualiadade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos