O batismo do Espírito Santo

Lições da Bíblia

“1. Leia Marcos 1:8 (compare com Mt 3:11, Lc 3:16 e Jo 1:33), Atos 1:5 e Atos 11:16. Que outro rito de iniciação ocorre simultaneamente ao batismo do Espírito? Assinale a alternativa correta:”1

Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.” (Marco 1:8 ARA)2.

Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Mateus 3:11 ARA)2. “disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Lucas 3:16 ARA)2. “Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.” (João 1:33 ARA)2.

Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” (Atos 1:5 ARA)2. “Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.” (Atos 11:16 ARA)2.

A. (   ) O derramamento do Espírito Santo.
B. (   ) A unção para falar em outras línguas.
C. (   ) A circuncisão.
D. (   ) O batismo nas águas.

Resposta: Alternativa D.

“No Novo Testamento, há apenas sete passagens que falam sobre o batismo do Espírito Santo. Quatro dessas passagens remontam a João Batista e apontam para o Pentecostes. O Espírito foi concedido nesse contexto a fim de marcar o início dos ‘últimos dias’ da história da salvação.”1

“João, no entanto, diferentemente dos outros evangelhos, não utiliza o tempo verbal futuro ao falar sobre o batismo do Espírito. Em vez disso, ele usa um gerúndio, indicando que o batismo é algo que tem validade contínua (veja Jo 1:33 [‘Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.’]2). Apenas alguns versículos antes, João utilizou esse mesmo tempo verbal (Jo 1:29), quando falou sobre outra obra importante de Jesus: tirar os pecados do mundo. O ministério de Cristo consiste em tirar nossos pecados e nos dar o Espírito Santo. Essa dupla experiência é relatada também em Atos 2:38. Depois que os olhos dos discípulos foram abertos, eles receberam ambas as coisas: o perdão dos pecados e o Espírito Santo. A mesma experiência é relatada acerca dos cristãos na casa de Cornélio, em Atos 10:43, 44 e posteriormente em Atos 11:16. O batismo na água é conhecido como o batismo do arrependimento (At 19:4). Quando nos arrependemos do pecado e somos batizados em nome de Jesus, também recebemos o Espírito Santo (At 2:28-39 [‘28 Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me-ás de alegria na tua presença. 29 Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. 30 Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono, 31 prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção. 32 A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. 33 Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis. 34 Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, 35 até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés. 36 Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. 37 Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.’]2).”1

“No Novo Testamento, o batismo e o recebimento do Espírito Santo estão interligados. Eles indicam nosso novo nascimento. Identificamo-nos com Cristo no batismo, e Ele nos dá o Espírito Santo para que vivamos em Seu poder e anunciemos as boas-novas. O batismo do Espírito não é uma segunda obra de graça numa fase posterior da vida, associada, por algumas pessoas, a dons miraculosos.”1

“Em 1 Coríntios 12:13, Paulo não tinha em mente a experiência única do Pentecostes, mas a experiência de todos os cristãos. Ele afirmou que por um só Espírito fomos todos batizados em um corpo, e a todos nós, foi dado beber de um só Espírito. Paulo enfatizou a unidade. A palavra ‘todos’ é fundamental. Paulo associou a iniciação de todos os cristãos no corpo de Cristo com o batismo do Espírito.”1

“Qual tem sido sua experiência como alguém batizado no Espírito Santo? O que Ele planejou para sua vida? O que você seria sem a obra dEle em sua vida?”1

Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site reavivados.org/

Domingo, 29 de janeiro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualiadade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos