A condição para produzir frutos

Lições da Bíblia

“1. Leia João 15:1-11. Por que o fruto só pode ser produzido a partir de um relacionamento vivo com Jesus, a videira? Por que é tão importante permanecer em Jesus? Como podemos permanecer nEle?”1

1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; 4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. 7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. 9 Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. 11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.” (João 15:1-11 ARA)2.

“O primeiro segredo para produzirmos o verdadeiro fruto cristão é permanecer em Cristo. Sem Ele, não somos capazes de produzir o autêntico fruto espiritual. O fruto do Espírito não é uma imposição exterior, mas o resultado da vida de Cristo em nós. Em João 15:1-11, Jesus disse que a produção do fruto é o resultado da vida de Cristo, a videira, fluindo através dos ramos, os cristãos. O desenvolvimento do fruto é obra de Deus, por meio de Jesus Cristo.”1

“A responsabilidade do cristão é permanecer em Cristo. Quando Jesus habitar em nossos pensamentos, Ele Se tornará visível em nossas ações. Cristo vive Sua vida em nós. A vida que Ele viveu será reproduzida em nós, no sentido de refletirmos Seu caráter.”1

“O fruto do Espírito é o caráter de Jesus, produzido pelo Espírito Santo em Seus seguidores. Quando Cristo habitar em nós, ‘[andaremos] no Espírito, e jamais [satisfaremos] à concupiscência da carne’ (Gl 5:16).”1

“Nas palavras de Jesus: ‘Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons’ (Mt 7:17, 18). O bom fruto é o produto natural do nosso relacionamento permanente com Jesus através do Espírito Santo. Quando cooperamos com a influência interior do Espírito em nosso coração, Seu fruto se torna evidente em nossa vida. Nosso caráter é transformado a fim de refletir o caráter de Jesus Cristo naquilo que falamos, fazemos e até mesmo pensamos. O Santo Espírito nos dará poder para viver de maneira vitoriosa e desenvolver as virtudes características dos filhos de Deus.”1

“Em 2 Timóteo 3:5, o apóstolo Paulo descreveu pessoas que ‘terão aparência de piedade, mas rejeitarão o poder que poderia torná-las piedosas’ (New Living Translation, tradução livre). Qual é a diferença entre uma vida religiosa artificial e uma vida religiosa cheia do Espírito Santo? Como podemos saber que tipo de vida temos?”1

4º dia: Hoje vamos orar para que Deus nos mostre, pelo estudo da Palavra, os enganos satânicos dos últimos dias, e nos ajude a vencê-los.

Domingo, 12 de fevereiro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualiadade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos