A santidade de Deus

Lições da Bíblia

“1. Leia 1 Pedro 1:14-16. Qual é a motivação suprema e o modelo maior para a santidade do cristão? O que a santidade de Deus significa para você?”1

“14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:14-16 ARA)2.

“É popular enfatizar o amor de Deus e ignorar Sua santidade. Embora Deus seja amor, a santidade é mais frequentemente relacionada ao Seu nome na Bíblia do que qualquer outro atributo (Sl 89:18 [‘Pois ao SENHOR pertence o nosso escudo, e ao Santo de Israel, o nosso rei.’]2; Is 40:25 [‘A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? – diz o Santo.’]2; Jr 51:5 [‘Porque Israel e Judá não enviuvaram do seu Deus, do SENHOR dos Exércitos; mas a terra dos caldeus está cheia de culpas perante o Santo de Israel.’]2; Ez 39:7 [‘Farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo de Israel e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o SENHOR, o Santo em Israel.’]2; Ap 4:8 [‘E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.’]2). A santidade descreve a pureza e a perfeição moral do caráter de Deus; significa que Ele é perfeitamente bom e que não tem nenhum traço do mal. A santidade de Deus é a perfeição de todos os Seus outros atributos.”1

“Se Deus tivesse onipotência (poder infinito), onisciência (conhecimento perfeito e completo) e onipresença (presença em toda parte), mas não fosse perfeito em santidade, Ele seria um poder de quem, justificadamente, teríamos muito medo. Em vez disso, Ele é o Deus a quem devemos amar.”1

“Seu poder, misericórdia, sabedoria e amor são santos. Nesse sentido, santidade é a palavra mais essencialmente divina de todas, pois tem a ver com a própria natureza de Deus. Talvez seja pior negar a pureza do Deus santo do que desmentir Sua existência. Negar sua existência apenas diz que Ele não existe, mas rejeitar Sua pureza O torna desagradável e detestável.”1

“O fato de que Deus é santo significa que Ele é separado do pecado e inteiramente dedicado a buscar o bem que Ele, em Si mesmo, representa. Em outras palavras, a santidade tem um caráter relacional, bem como moral. Ela abrange a separação do pecado e a completa devoção à glória de Deus.”1

“Em Isaías 6:3 e Apocalipse 4:8, Deus é descrito como ‘santo, santo, santo’. Quando os escritores bíblicos queriam enfatizar algo importante, repetiam a palavra a fim de chamar a atenção para o que era dito. Jesus chamou nossa atenção para declarações importantes, ao repetir as palavras ‘em verdade, em verdade’ (Jo 5:24; 6:47), ‘Jerusalém, Jerusalém’ (Mt 23:37), e ao chamar um nome, como no caso de Lucas 10:41: ‘Marta, Marta’. De todos os atributos de Deus, somente a Sua santidade é mencionada três vezes seguidas. Isso indica algo de maior importância. O caráter de Deus é realmente santo. O Senhor é puro e bom.”1

“Você teria medo se nosso Deus todo-poderoso e Criador não fosse santo e amoroso? Por que devemos ser gratos pelo caráter que Ele tem?”1

Prepare sua família e sua igreja para os dez dias de oração e os momentos de jejum.

Domingo, 05 de fevereiro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualiadade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos