Alegria, paz e paciência

Lições da Bíblia

“Paulo disse: ‘Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo’ (Rm 14:17). Ou seja, alegria é a reação do amor às bênçãos de Deus e à Sua grande misericórdia e perdão.”1

“Ora, a alegria humana muitas vezes é voltada às coisas terrestres e é influenciada pelas condições que nos cercam. Entretanto, a alegria fundamentada no fruto do Espírito está centralizada em Deus e no que Ele tem feito por nós. Não é motivada pelas circunstâncias que nos cercam. Como povo de Deus, devemos ser alegres. Isso não significa que tenhamos que sorrir o tempo todo, ainda que um sorriso amigável expresse muita coisa. Porém, nossa confiança em Deus nos dará muitas razões para nos regozijarmos com alegria inexprimível por aquilo que Ele fez por nós e em nós. A alegria espiritual é o resultado da fé em ação.”1

“3. Leia João 14:27 e Romanos 14:17. Qual é a relação entre a paz e a obra do Espírito Santo?”1

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27 ARA)2. “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17 ARA).

“A paz dura mais do que a alegria. A paz vem como resultado da justificação pela fé em nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5:1). Quando estamos em paz com Deus, o Espírito Santo nos leva a ser pacíficos e pacientes com as outras pessoas. Não seremos briguentos e vingativos em relação aos outros, pois o Deus da paz estará conosco (Fp 4:9) por intermédio do Espírito Santo. Em vez disso, procuraremos viver o mais pacificamente possível com todas as pessoas (Rm 12:18).”1

“4. Leia 2 Pedro 3:9. Como a paciência reflete o caráter de Deus?”1
Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pedro 3:9 ARA).

“A paciência não é uma característica predominante dos seres humanos. Ter paciência significa tolerar pessoas ou circunstâncias mesmo quando as coisas não correm bem. No entanto, até mesmo nas provações não estamos sozinhos. Deus nos sustenta por meio do Espírito Santo e desenvolve em nós a paciência, que é uma marca distintiva dos cristãos do tempo do fim (Ap 14:12). Somente aqueles que visam algo valioso podem ser pacientes.”1

“Alegria, paz e paciência. Você experimenta essas qualidades em sua vida? Em qual dessas áreas o Espírito Santo precisa trabalhar mais em seu coração?”1

6º dia: Oremos para que Deus derrame sobre nós poder do Espírito Santo na chuva serôdia, a fim de que apresentemos ao mundo o alto clamor.

Terça-feira, 14 de fevereiro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualiadade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos