Amabilidade, bondade e fidelidade

Lições da Bíblia

“5. Leia 1 Coríntios 13:4. Por que a bondade genuína atrai as pessoas de maneira tão positiva? Onde você vê a divina bondade no trato do Senhor para com a humanidade?”1

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,” (1 Coríntios 13:4 ARA)2.

“‘Benignidade’ ou ‘bondade’ é a palavra frequentemente utilizada para descrever a maneira pela qual Deus trata Seu povo. Bondade descreve também nossa maneira de tratar outras pessoas em suas falhas. Deus poderia ser bastante severo ao lidar com nossos erros, mas Ele nos trata da mesma forma que um pai amoroso trata uma criança em fase de aprendizagem (Os 11:1-4). Talvez nada seja mais prejudicial ao testemunho e ministério cristãos do que a dureza e a crueldade. Não custa nada ser bondoso, mas isso pode abrir a porta do coração de outras pessoas. Não importa quão firmes devamos ser na hora de repreendê-las, não precisamos tratá-las com dureza e crueldade, independentemente das suas falhas e problemas. Repreender com bondade talvez seja o maior sinal de nobreza de caráter.”1

“6. Leia Efésios 5:9. O que acompanha a bondade nesse verso? Assinale as alternativas corretas:”1

(porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade),” (Efésios 5:9 ARA)2.

A. (   ) Amor
B. (   ) Justiça
C. (   ) Fidelidade
D. (   ) Verdade

Resposta: Alternativas B e D. 

“A bondade é o amor em ação. A bondade que cresce como fruto do Espírito inclui também obras e atos bondosos. Ela é demonstrada a outras pessoas em ações práticas de amor. Quando o Espírito Santo habitar em nós, haverá um positivo fluxo de bondade às pessoas com quem entramos em contato.”1

“7. Leia Gálatas 5:22. Por que é importante ser digno de confiança e fiel na caminhada cristã?”1

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,” (Gálatas 5:22 ARA)2.

“O que está em consideração aqui é a fidelidade de caráter e de conduta produzida pelo Espírito Santo. Fidelidade significa integridade e confiabilidade. Os fiéis fazem o que prometem fazer. A fidelidade é também uma característica de Jesus Cristo, que é chamado de ‘a testemunha fiel’ (Ap 1:5, NVI), e de Deus Pai, que cumpre Suas promessas e é fiel no que faz (1Co 1:9; 10:13; 1Ts 5:24; 2Ts 3:3). Em nossa fidelidade, refletimos a imagem de Deus em nossa vida. ‘Não são os grandes resultados que obtemos, mas os motivos que nos levam à ação, o que pesa à vista de Deus. Ele preza a bondade e a fidelidade mais do que a grandeza da obra realizada’ (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 2, p. 510, 511).”1

7º dia: Hoje é dia de orar por um relacionamento intenso com Jesus, que nos leve a aceitar o sinal de Deus e rejeitar o sinal da besta.

Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualiadade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos