Deus, o soberano doador dos dons espirituais

Lições da Bíblia

“Não somos nós que decidimos quais dons teremos. A palavra grega para os dons espirituais é charismata – eles são dons da graça, distribuídos e concedidos pelo próprio Deus. Não os obtemos por nosso status, posição, honra, educação ou desempenho espiritual. Eles são dons, concedidos gratuitamente por amor, para que possamos cumprir a tarefa que Deus nos designou.”1

“2. Leia Efésios 4:7. Muitas vezes pensamos que o Espírito Santo seja o único que concede os dons espirituais. O apóstolo Paulo também relaciona Jesus Cristo à distribuição dos dons. Como Jesus está envolvido na entrega dos dons? Complete as lacunas:”1

E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.” (Efésios 4:7 ARA)2.

graça de Jesus nos assegurou o direito de recebermos os dons espirituais.

“Aqueles que aceitam Jesus Cristo como seu Salvador pessoal e nEle creem, serão supridos pelo Espírito Santo com dons espirituais ‘como Lhe apraz’ (1Co 12:11). A concessão dos dons é uma decisão soberana de Deus.”1

“Os dons espirituais não são os talentos naturais que alguém possa ter desenvolvido através de educação intensa. Muitos não cristãos também são abençoados com talentos da providência divina. Embora toda boa dádiva e todo dom perfeito venham, em última instância, de Deus (Tg 1:17), Ele decidiu prover os que nEle creem com dons especiais a fim de abençoar a vida de outros cristãos e edificar Sua igreja. Deus pode usar também um talento natural para esse propósito, quando a pessoa reconhece que, mesmo esse talento, no fim das contas, vem dEle e, em seguida, em espírito de oração e de maneira submissa, dedica esse talento para a obra do Senhor.”1

“3. Leia 1 Coríntios 12:14-31. O que Paulo disse sobre a distribuição dos dons? Por que essa perspectiva é tão importante para a compreensão de como os dons espirituais funcionam na igreja?”1

“14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. 15 Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. 16 Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. 17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? 18 Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. 19 Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. 21 Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. 22 Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; 23 e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra. 24 Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, 25 para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam. 27 Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. 28 A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29 Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? 30 Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos? 31 Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.” (1 Coríntios 12:14-31 ARA)2.

“O Espírito Santo é quem distribui os dons de acordo com Sua sabedoria e vontade. Visto que Ele nos ama e conhece melhor a maneira pela qual podemos servi-Lo de modo mais eficiente, não precisamos ter inveja das outras pessoas e de seus dons. Invejar outros dons é um sinal de ingratidão para com Deus e de dúvida quanto à Sua sabedoria na distribuição de Seus dons.”1

“Quais dons Deus concedeu aos membros da sua igreja? Que mensagem você pode tirar do fato de que diferentes pessoas tenham diferentes dons?”1

Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualiadade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos