O Espírito Santo e o dom do discernimento

Lições da Bíblia

“6. Leia 1 Coríntios 12:10, 14:29 e 1 João 4:1-3. Por que o dom do discernimento é importante? Assinale a alternativa correta:”1

a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.” (1 Coríntios 12:10 ARA)2. “Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.” (1 Coríntios 14:29 ARA)2. “1 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. 2 Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.” (João 4:1-3 ARA)2.

A. (   ) Para que possamos distinguir os verdadeiros espíritos dos falsos. Para discernir entre a verdadeira e a falsa profecia.
B. (   ) Para que tenhamos vantagem sobre os nossos irmãos.
C. (   ) Para que alcancemos sucesso financeiro e profissional.

Resposta: Alternativa A.

“Embora existam os verdadeiros dons espirituais na igreja, a Bíblia também nos adverte a não crer em todo espírito, mas provar os espíritos pela sua conformidade com as Escrituras e pela sua coerência, verificando também se eles exaltam Jesus como Senhor. É necessário ‘discernir os espíritos’ (1Co 12:10, ARC), porque nem tudo que aparenta vir de Deus é realmente dEle. A Bíblia adverte que há poderes demoníacos buscando enganar a igreja, e que existem reproduções diabólicas dos verdadeiros dons do Espírito, tais como ensinos errados, falsas profecias, visões mentirosas, contrafação do dom de línguas, poderes místicos de cura, maravilhas e sinais enganosos, etc.”1

“No entanto, algumas pessoas que aceitam a validade dos dons espirituais ainda hoje, têm dado ênfase especial a alguns dons espirituais e notoriedade indevida à presença de sinais e maravilhas. É interessante que Paulo tenha registrado o dom do discernimento imediatamente depois do dom de ‘operar milagres’ e do dom de ‘profecia’, e antes de mencionar o dom de línguas (1Co 12:10, NVI).”1

“Deus dá à igreja o dom do discernimento a fim de preservá-la na verdade e na unidade, e para proteger os membros de modo que eles não sigam falsos profetas e não sejam enganados por falsos sinais e milagres. Para avaliar adequadamente cada caso, são necessários maturidade bíblica, conhecimento e fidelidade à Palavra de Deus na fé e na prática. A base para todo discernimento, no entanto, precisa ser a Palavra de Deus. Somente provando tudo pela Palavra podemos saber com certeza se o que estamos ouvindo ou vendo é verdadeiramente do Senhor.”1

“‘O homem que faz da operação de milagres a prova de sua fé verificará que Satanás pode, por meio de uma variedade de enganos, efetuar prodígios que parecem genuínos milagres [...] Não permitam que passem os dias e sejam perdidas preciosas oportunidades de buscar o Senhor de todo o coração, mente e alma. Se não aceitamos a verdade no amor dela, podemos nos achar no meio do número dos que verão os milagres operados por Satanás nestes últimos dias e neles crerão. Muitas coisas estranhas parecerão admiráveis maravilhas, que deveriam ser consideradas enganos produzidos pelo pai da mentira [...] Homens sob a influência de espíritos maus realizarão milagres’ (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 52, 53).”1

Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário emáudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualiadade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos