O Espírito Santo e a vida santificada - Estudo adicional

Lições da Bíblia


Assista em vídeo a discussão do tema da semana.


Estudo adicional

“Leia, de Ellen G. White, ‘Um Poder que Transforma e Eleva’, p. 95-102, em Parábolas de Jesus.”
“Como podemos sequer começar a compreender a santidade de Deus quando nossa natureza é decaída e corrupta e Ele é constantemente santo? Sua santidade O define como único; separado do mundo de pecado e morte que nós, seres humanos, conhecemos. No entanto, o mais incrível é que Deus nos oferece a oportunidade de participar da Sua santidade. Isso faz parte do que significa um relacionamento de aliança com Ele. ‘Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, Sou santo’ (Lv 19:2). Ou, como o livro de Hebreus diz: ‘Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá [...] Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as Minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo’ (Hb 8:8, 10). Nesses textos, podemos ver a relação entre santidade, aliança e lei. Não podemos ser santos sem obedecer à lei de Deus. Além disso, somente obedecemos à Sua lei à medida que Ele mesmo, o Espírito Santo, a escreve em nosso coração e em nossa mente. Que privilégio sagrado é o nosso: ‘Sermos participantes da Sua santidade’ (Hb 12:10), a qual expressamos mediante uma obediência de amor à Sua lei!”1

Perguntas para reflexão

“1. O que você diria a uma pessoa que lhe perguntasse como fazer para que as promessas de vitória sobre o pecado se realizem na vida dela?”1

“2. O que significa ter a lei de Deus escrita no coração e na mente? Por que isso é diferente de ter a lei escrita apenas em tábuas de pedra?”1

“3. No que se fundamenta nossa santidade? Como ela é alcançada?”1

“4. No estudo de quarta-feira, lemos: ‘A lei não nos salva nem nunca poderá nos salvar. A lei jamais será o caminho para a salvação; antes, ela é o caminho daquele que é salvo.’ Qual deve ser a função da lei para os cristãos santificados, em quem o Espírito Santo está trabalhando?”1

Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola
Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

_______________
1HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualiadade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos