O fruto do amor

Lições da Bíblia

“2. Leia Gálatas 5:22 e 1 Coríntios 13. Por que o amor é o aspecto mais importante do fruto do Espírito? Como o amor afeta todos os outros aspectos desse fruto? Complete as lacunas:”1

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,” (Gálatas 5:22 ARA)2. “1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. 2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. 3 E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. 4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, 5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; 6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; 9 porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. 10 Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado. 11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. 12 Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.” (1 Coríntios 13 ARA)2.

“O amor é a essência de Deus. Deus é amor, portanto, esse aspecto abrange todos os outros, que são uma consequência do amor.”1

“O amor é o que apropriadamente dirige e coroa as várias características do fruto do Espírito, permeando, assim, todo o fruto. Em certo sentido, todas as outras características listadas podem ser vistas como aspectos do amor. Visto que Deus é amor (1Jo 4:8), a maior virtude cristã é o amor (1Co 13:13). O amor de Deus é o fundamento e a fonte de todas as outras bondades. Ele é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo (Rm 5:5). É a evidência de que somos filhos de Deus.”1

“Esse amor é muito mais do que um mero sentimento humano. Ele não pode ser produzido por esforços humanos. Na verdade, é o resultado de permanecermos em Cristo. Esse amor é generoso e imerecido. Somente ele tem o poder de transformar. Em sua natureza sensível, porém forte, ele leva o pecador ao arrependimento e desperta nele o desejo por algo melhor. O amor tem o poder de unir – até mesmo aqueles que antes eram inimigos (Lc 6:27, 28; Rm 5:8). Portanto, por meio do amor de uns pelos outros, o mundo saberá que os cristãos são realmente seguidores de Jesus Cristo (Jo 13:35). Esse amor também levará os cristãos a manifestar compreensão e sensibilidade para com outras pessoas.”1

“É interessante o fato de que a descrição suprema do amor, em 1 Coríntios 13, esteja exatamente entre os capítulos 12 e 14. Esses dois capítulos tratam dos dons espirituais. O capítulo 13, no entanto, trata do amor: o fruto do Espírito. Sem ele, até mesmo os dons superiores nada são. Os dons espirituais sem o fruto do Espírito são ineficazes; não produzem a bênção planejada por Deus. O amor, no entanto, é a cola que une todas as outras virtudes do fruto do Espírito em um todo e dá legitimidade a tudo o que fazemos.”1

“Quais áreas da sua vida precisam de amor? Peça ao Espírito Santo que o encha de amor para com as pessoas com quem você se relaciona diariamente. Lembre-se de que Deus nos mostra amor também por meio de outras pessoas. Como você poderia demonstrar amor aos outros? Como o amor influencia as outras virtudes mencionadas no fruto do Espírito?”1

5º dia: Hoje vamos orar pela preparação para a sacudidura. As vitórias diárias determinarão de que lado estaremos naquele dia.

Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualiadade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos