Os dons no passado e nos dias de hoje

Lições da Bíblia

“5. Leia 1 Coríntios 14:1 e compare as diferentes listas em 1 Coríntios 12:7-11, 27-31, Romanos 12:3-8 e Efésios 4:11, 12. Os dons foram dados somente para os cristãos da época do Novo Testamento ou estão disponíveis hoje? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:”1

Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.” (1 Coríntios 14:1 ARA)2. “7 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. 8 Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; 9 a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; 10 a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. 11 Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.” […] “27 Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. 28 A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29 Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? 30 Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos? 31 Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.” (1 Coríntios 12:7-11, 27-31 ARA)2. “3 Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. 4 Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, 5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, 6 tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; 7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; 8 ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.” (Romanos 12:3-8 ARA)2. “11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,” (Efésios 4:11, 12 ARA)2.

A. (   ) Deus não concede os verdadeiros dons espirituais hoje porque, do contrário, poderíamos confundi-los com os falsos dons. Temos apenas o dom do amor.
B. (   ) Os dons ainda estão disponíveis porque somos imperfeitos e precisamos de edificação. Somente quando Aquele que é perfeito Se manifestar não haverá mais necessidade dos dons espirituais.

“Alguns cristãos pensam que os dons espirituais mencionados no Novo Testamento foram restritos aos dias de Jesus e dos apóstolos. Eles argumentam que, com a morte dos primeiros apóstolos, os dons espirituais especiais também deixaram de se manifestar na igreja. Para sustentar esse ponto de vista, eles citam 1 Coríntios 13:10, onde o apóstolo Paulo afirmou: ‘Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado’. Realmente, haverá um momento em que os dons cessarão. Mas eles só deixarão de existir quando vier o que é perfeito, isto é, quando não mais virmos através de um espelho obscuro, mas face a face, na volta de Jesus. A Bíblia nos diz que os dons espirituais são dados para a edificação da igreja (1Co 12:28). Paulo admoestou os cristãos a buscar, ‘com zelo, os dons espirituais’ (1Co 14:1). Eles são necessários para o bem-estar do corpo de Cristo. Na ausência de qualquer evidência bíblica de que Deus os tenha abolido, devemos supor que Ele tem em mente a permanência dos dons até que a igreja conclua sua missão e Cristo retorne.”1

“No fim dos tempos, a obra de Deus será concluída com poder e força muito maiores do que no início. Enquanto a igreja é chamada a preparar o mundo para a segunda vinda de Cristo, Deus não deixará seus membros sem auxílio no cumprimento da missão. No entanto, esses dons nunca substituirão a Bíblia, nem ocuparão o mesmo lugar dela. Em vez disso, eles são o cumprimento da promessa bíblica de suprir os cristãos para que eles edifiquem o corpo de Cristo e preparem o mundo para a breve volta de Jesus.”1

“Leia Efésios 4:11-13, especialmente o verso 13, que diz: ‘até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo’. O que esse texto revela sobre a atual necessidade dos dons na igreja?”1

Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário emáudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualiadade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos