Entristecendo o Espírito Santo: parte 1

Lições da Bíblia
“2. Leia Efésios 4:30. Paulo usou um imperativo, advertindo-nos a não entristecer o Espírito Santo. O que significa entristecer o Espírito Santo? Complete as lacunas:”1
E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30 ARA)2.
“Entristecer o Espírito significa ignorar Seus apelos e rejeitar conselhos.”1
“O Espírito Santo é um ser pessoal, não apenas uma força divina. É por isso que Ele pode ser entristecido. Mas, como O entristecemos? Devemos nos lembrar de que uma das tarefas do Espírito é nos revelar o pecado (Jo 16:8). Ele nos leva a Jesus, Aquele que perdoa nossos pecados e nos santifica. Afinal de contas, o Espírito de Deus é chamado de ‘santo’. Isso significa que Ele aborrece o pecado, mas Se alegra quando fazemos a vontade de Deus em todas as coisas, quando pensamos e falamos o que é puro e santo. Por outro lado, também significa que Ele Se entristece quando cultivamos tudo que desonra nosso chamado divino. Qualquer decisão de continuar no pecado ou de minimizar sua gravidade O entristece. Entristecer o Espírito Santo é algo sério.”1
“O contexto da declaração de Paulo, em Efésios 4:30, sobre ‘entristecer o Espírito Santo’ diz respeito ao estilo de vida que uma pessoa vivia antes de ser convertida por Cristo, e o que acontece com ela depois da conversão. Como novas criaturas em Cristo, devemos ser pacientes e gentis uns com os outros, suportando-nos em amor, e ser diligentes em preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz (Ef 4:2, 3). Sendo renovados pelo Espírito (Ef 4:23), estamos agora seguindo a Cristo, nosso novo ‘Cabeça’ (Ef 4:15), e por isso não andamos na vaidade dos nossos pensamentos, como os gentios (Ef 4:17). Em vez disso, temos uma vida que agrada a Deus (Ef 4:24-31).”1
“O Espírito Santo é entristecido sempre que permitimos que qualquer uma das coisas negativas mencionadas em Efésios 4 encontre espaço em nosso coração, e quando elas se manifestam em nossas palavras e ações. Entristecer o Espírito significa rejeitar Sua presença santificadora e Seu poder transformador porque continuamos a pecar deliberadamente.”1
“3. O Espírito Santo Se importa com nossa maneira de viver. Leia Efésios 4:25-31 e assinale nessa passagem as atitudes morais específicas que entristecem o Espírito de Deus. Por que essas coisas O entristecem?”1
“25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, 27 nem deis lugar ao diabo. 28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. 31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.” (Efésios 4:25-31 ARA)2.
A. ( ) Excesso de riqueza, aparência exterior, frieza e opressão dos irmãos.
B. ( ) Mentira, ira, furto, palavras torpes, amargura, gritarias e blasfêmias, porque essas coisas são contrárias à essência de Deus.
C. ( ) Dedicação excessiva à busca do conhecimento, egoísmo, brincadeiras e falta de vontade de fazer trabalho missionário.
Resposta: Alternativa B.
Segunda-feira, 13 de março de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualiadade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos