Eleitos

Lições da Bíblia
“2. Leia 1 Pedro 1:2. O que mais esse verso revela sobre aqueles a quem Pedro escreveu? Do que ele os chamou? Assinale ‘V’ para verdadeiro ou ‘F’ para falso:”1
eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.” (1 Pedro 1:2 ARA)2.
A. ( ) Pedro escreveu aos outros onze apóstolos, instruindo-os como proceder após a ascensão de Jesus.
B. ( ) Pedro escreveu aos eleitos segundo a presciência de Deus, que deviam viver em obediência e ser aspergidos pelo sangue de Jesus.
Resposta sugestiva: F; V.
“Quer tenha escrito especificamente para cristãos judeus, quer para cristãos gentios, o fato é que Pedro tinha a certeza de que eles eram ‘eleitos, segundo a presciência de Deus Pai’ (1Pe 1:2).”1
“Nesse ponto, porém, é preciso ter cuidado. Isso não significa que Deus tenha predestinado algumas pessoas para a salvação e outras para a perdição. Teria sido uma grande ‘sorte’ se os leitores de Pedro fossem alguns desses escolhidos ou eleitos por Deus para a salvação, enquanto os outros fossem predestinados para a perdição. Mas a Bíblia não ensina isso.”1
“3. Leia 1 Timóteo 2:42 Pedro 3:9João 3:16Ezequiel 33:11. O que Pedro quis dizer quando chamou essas pessoas de eleitas? Assinale a alternativa correta:”1
o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2:4 ARA)2. “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pedro 3:9 ARA)2. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 ARA)2. “Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?” (Ezequiel 33:11 ARA)2.
A. ( ) Todas as pessoas foram eleitas por Deus para a salvação, mas nem todas escolheram seguir o Senhor.
B. ( ) Os eleitos eram aqueles que ocupavam posições de destaque, como os fariseus e saduceus.
C. ( ) Os eleitos eram aqueles a quem o povo elegia para governar.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“As Escrituras deixam claro que o plano de Deus é que todos sejam salvos, um plano instituído em favor de todos antes da criação da Terra. ‘Assim como nos escolheu, nEle, antes da fundação do mundo’ (Ef 1:4). ‘Todos’ são ‘eleitos’ no sentido de que o propósito original de Deus era que todos fossem salvos e ninguém perecesse. Ele predestinou toda a humanidade para a vida eterna. Isso significa que o plano da salvação foi suficiente para que todos fossem incluídos na expiação dos pecados, mesmo que nem todos aceitem o que essa expiação lhes oferece.”1
“A presciência de Deus a respeito dos eleitos é simplesmente Seu conhecimento antecipado de qual será a livre escolha deles em relação à salvação. Sua presciência de maneira alguma força a decisão das pessoas. Semelhantemente, o fato de uma mãe saber, de antemão, que seu filho escolherá o bolo de chocolate em vez de vagem, não significa que seu conhecimento prévio da escolha obrigue a criança a decidir assim.”1
“Que segurança você encontra na verdade de que Deus o escolheu para ser salvo?”1
Segunda-feira, 03 de abril de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos