O povo da aliança de Deus

Lições da Bíblia
“Em grande parte, Pedro escreveu com base na perspectiva do Antigo Testamento, em que a ideia de aliança era algo central, um tema fundamental para a teologia judaica e cristã.”1
“O que é aliança?”
“‘Aliança’ (em hebraico, berit) é uma palavra que descreve um tratado ou acordo formal entre duas partes. Ela podia ser feita entre dois indivíduos, por exemplo, Labão e Jacó em Gênesis 31:44, ou entre dois reis, como no caso de Salomão e Hirão em 1 Reis 5:12 (onde berit é traduzida como ‘acordo’ na NTLH e ‘tratado’ na NVI). Podia ser feita também entre um rei e seu povo, como, por exemplo, Davi e os anciãos de Israel (2Sm 5:3).”1
“Entre essas relações se destaca o relacionamento especial de aliança que existe entre Deus e Seu povo escolhido, os descendentes de Abraão.”1
“4. Leia Gênesis 17:1-4 e Êxodo 2:2424:3-8. O que esses textos revelam sobre a aliança que Deus fez com Israel?”1
“1 Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. 2 Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. 3 Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou: 4 Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações.” (Gênesis 17:1-4 ARA). “Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó.” (Êxodo 2:24 ARA). “3 Veio, pois, Moisés e referiu ao povo todas as palavras do SENHOR e todos os estatutos; então, todo o povo respondeu a uma voz e disse: Tudo o que falou o SENHOR faremos. Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR e, tendo-se levantado pela manhã de madrugada, erigiu um altar ao pé do monte e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel. 5 E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram ao SENHOR holocaustos e sacrifícios pacíficos de novilhos. 6 Moisés tomou metade do sangue e o pôs em bacias; e a outra metade aspergiu sobre o altar. 7 E tomou o livro da aliança e o leu ao povo; e eles disseram: Tudo o que falou o SENHOR faremos e obedeceremos. Então, tomou Moisés aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR fez convosco a respeito de todas estas palavras.” Êxodo 24:3-8 ARA).
“O primeiro livro da Bíblia, Gênesis, traz o relato da aliança de Deus com Abraão (Gn 15:9-21; 17:1-26). O Senhor ‘lembrou-Se’ dessa aliança quando resgatou Seu povo da opressão egípcia (Êx 2:24). Ele a renovou nos dias de Moisés quando deu aos filhos de Israel os Dez Mandamentos e outras leis (veja Êx 19:1–24:8, especialmente Êx 24:3-8).”
“Todavia, as promessas da aliança eram condicionais. ‘O Senhor determinou que, se eles fossem fiéis na observância de Seus preceitos, Ele os abençoaria em toda a sua colheita e em toda a obra de suas mãos’ (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 2, p. 574). Os profetas do Antigo Testamento alertaram repetidamente Israel quanto aos perigos da desobediência à lei de Deus, muitas vezes usando uma linguagem que fazia o povo se lembrar da aliança. Alguns estudiosos sustentam que, com exceção das profecias de Daniel e Apocalipse, muitas profecias bíblicas são condicionais. Isso mostra quanto a obediência é fundamental no tocante às promessas da aliança. As bênçãos estavam condicionadas à obediência à lei de Deus, e a destruição se aplicava somente aos rebeldes.”1
“O que significa estar em um relacionamento de aliança com Deus? Quais compromissos esse relacionamento requer de você?”1
Terça-feira, 11 de abril de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos