Relações sociais - Estudo adicional

Lições da Bíblia


Assista em vídeo a discussão do tema da semana.


Estudo adicional
“Leia os seguintes capítulos do livro O Grande Conflito, de Ellen G. White: ‘O Maior Perigo Para o Lar e a Vida’, p. 582-592; ‘Nossa Única Salvaguarda’, p. 593-602 e ‘Aproxima-se o Tempo de Angústia’, p. 613-634.”1
“Ellen G. White defendia que os adventistas do sétimo dia deveriam ser bons cidadãos e obedecer à lei da terra. Ela ainda pediu às pessoas que não desobedecessem aberta e flagrantemente às leis dominicais locais, isto é, embora devessem santificar o sétimo dia como Deus lhes havia ordenado, elas não precisavam transgredir deliberadamente as leis que proibiam o trabalho no domingo. Em um caso específico, no entanto, ela deixou claro que os adventistas não deveriam obedecer à lei. Se um escravo escapasse dos domínios de seu senhor, a lei exigia que ele fosse devolvido ao patrão. Ela protestou contra essa lei e mandou que os adventistas não a obedecessem, a despeito das consequências: ‘Quando as leis dos homens conflitam com a Palavra e a lei de Deus, cumpre-nos obedecer a estas, sejam quais forem as consequências. À lei de nossa terra que nos obriga a entregar um escravo ao seu senhor, não devemos obedecer; e cumpre-nos sofrer as consequências de transgredir essa lei. O escravo não é propriedade de nenhum homem. Deus é seu legítimo senhor, e o homem não tem nenhum direito de tomar em suas mãos o que foi criado por Deus, e pretender que seja propriedade sua’ (Testemunhos para a Igreja, v. 1, p. 201, 202).”1
Perguntas para reflexão
    1. “Os cristãos nunca devem reivindicar seus direitos? Quais são os nossos direitos?”1
    2. “Conhece exemplos em que os cristãos foram uma força poderosa para a mudança e o bem na sociedade? Que lições aprendemos com esses relatos?”1
    3. “Conhece casos de cristãos que, em vez de ajudar a transformar os males da sociedade, condescenderam com eles e até mesmo os justificaram? Que lições aprendemos com essas histórias?”1
    4. “1 Pedro 2:17diz: ‘Honrai o imperador’. Naquele tempo, o imperador provavelmente fosse Nero, um dos mais vis e corruptos de toda uma linhagem de homens também vis e corruptos. O que isso nos ensina?”1
    5. “Leia 1 Pedro 2:21-25 [‘21 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, 22 o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; 23 pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, 24 carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. 25 Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma.’]2. Como esses versos resumem a mensagem do evangelho? Que esperança eles nos oferecem? Qual chamado eles nos fazem? Será que temos obedecido ao que eles nos mandam?”1
Sexta-feira, 21 de abril de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos