Sacerdócio real

Lições da Bíblia
“Em Êxodo 19, o Senhor disse a Moisés: ‘Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel: Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a Mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a Minha voz e guardardes a Minha aliança, então, sereis a Minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é Minha; vós Me sereis reino de sacerdotes e nação santa’ (Êx 19:3-6).”1
“A mensagem do evangelho, revelada milênios antes da cruz, é que Deus redime Seu povo, salvando-o da escravidão do pecado. Em seguida, Ele ordena que O amemos e obedeçamos, como povo especial da aliança diante dEle e do mundo.”1
“5. Leia 1 Pedro 2:5, 9, 10 e Êxodo 19:6. O que Pedro quis dizer quando chamou os cristãos de ‘sacerdócio real’ e de ‘nação santa’ (1Pe 2:9)? Como adventistas do sétimo dia, qual é nosso dever? Complete as lacunas:”1
“5 também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. [...] 9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.” (1 Pedro 2:5, 9, 10 ARA). “Disse também o SENHOR a Moisés: Vai ao povo e purifica-o hoje e amanhã. Lavem eles as suas vestes” (Êxodo 19:10 ARA).
“O povo de Deus foi escolhido para ser uma luz ao mundo; fomos eleitos para anunciar as grandezas dAquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.”1
“‘Casa espiritual’, ‘geração eleita’, ‘sacerdócio real’ e ‘povo exclusivo de Deus’ são expressões de honra. Elas descrevem o relacionamento especial que o Senhor tinha com os descendentes de Abraão. Pedro usou a mesma linguagem da aliança e a aplicou aos membros da igreja no contexto do Novo Testamento, de Jesus e da cruz. As promessas da aliança feitas a Israel haviam sido estendidas não apenas aos judeus que acreditavam em Jesus, mas também aos cristãos gentios. Por meio dEle, os gentios também podiam se declarar filhos de Abraão. ‘Se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa’ (Gl 3:29). Por meio dEle, qualquer pessoa pode fazer parte desse ‘sacerdócio real’, independentemente de seu nascimento.”1
“Nação santa. Sacerdócio real. Qual é o significado dessas expressões no que diz respeito ao nosso estilo de vida, no aspecto individual e coletivo? Como podemos viver mais de acordo com essa alta vocação?”1
Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site reavivados.org/
Quarta-feira, 12 de abril de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos