Tendo o mesmo “modo de pensar”

Lições da Bíblia
“1. De acordo com 1 Pedro 3:8-12, como os cristãos devem viver? Como essa passagem ecoa o texto de 1 Pedro 2:20, 21? Assinale a alternativa correta:”1
“8 Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. 10 Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; 11 aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. 12 Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.” (1 Pedro 3:8-12 ARA). ”20 Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus. 21 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,” (1 Pedro 2:20-21 ARA).
  1. ( ) Sendo egoístas. Devemos retribuir o mal com mal.
  2. ( ) Demonstrando indiferença. Devemos ser omissos em relação às ações dos outros.
  3. ( ) Tendo compaixão, bondade e humildade, retribuindo o mal com o bem.
Resposta sugestiva: Alternativa C.
“Pedro começou seu texto recomendando a todos que tivessem ‘um mesmo modo de pensar’ (homophrones). Ele não estava se referindo à uniformidade, no sentido de que todos tinham que pensar, fazer e acreditar exatamente da mesma forma. O melhor exemplo disso se encontra em 1 Coríntios 12:1-26, onde Paulo destacou que, assim como o corpo é composto de partes tais como mãos e olhos, mas ainda possui uma unidade intrínseca, também a igreja é composta por indivíduos com diferentes dons espirituais. Entretanto, mesmo com essas diferenças, eles têm uma unidade de propósito e espírito, no sentido de que trabalham em conjunto para formar uma comunidade unida.”1
“Alcançar essa unidade nem sempre é fácil, conforme a história da igreja cristã infelizmente tem demonstrado de maneira ampla. No entanto, logo após esse conselho, Pedro revelou aos seus leitores como eles poderiam manifestar esse ideal cristão.”1
“Por exemplo, os cristãos devem ser compassivos (1Pe 3:8). Isso significa que, quando um cristão sofre, outros sofrerão com ele; quando um cristão se alegra, outros se alegrarão com ele (compare com 1Co 12:26 [‘De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.’]2). A compaixão nos permite ver a perspectiva do outro, um passo importante rumo à unidade. Em seguida, Pedro disse […] Amem-se fraternalmente” (1Pe 3:8, NVI). O próprio Jesus declarou que a maneira de reconhecer Seus verdadeiros discípulos é verificar se eles têm amor uns pelos outros (Jo 13:35). Além disso, Pedro afirmou que os cristãos devem ter misericórdia e humildade (1Pe 3:8). Eles devem ter compaixão diante das dificuldades e falhas uns dos outros.”1
“‘Crucifiquemos o eu; consideremos os outros superiores a nós; assim seremos levados à unidade em Cristo. Perante o universo celestial, bem como a igreja e o mundo, daremos prova indiscutível de que somos filhos e filhas de Deus. O Senhor será glorificado por meio de nosso exemplo’ (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 188).
“Muitas vezes não conseguimos pagar o mal com o bem (1Pe 3:9). Devemos morrer para o eu a fim de obedecer a essas palavras. Como podemos experimentar essa 'morte'? (Veja Gl 2:20 [‘logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.’]2).”1
Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site reavivados.org/
Domingo, 23 de abril de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos