Viver a salvação

Lições da Bíblia
“5. Leia 1 Pedro 1:13-21. De acordo com essa passagem, o que deve motivar o comportamento cristão? Assinale a alternativa correta:”1
“13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. 14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 17 Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação, 18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, 20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós 21 que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.” (1 Pedro 1:13-21 ARA)2.
A. ( ) O caráter de Deus e o preço da redenção.
B. ( ) O juízo vindouro
C. ( ) Ambas alternativas estão corretas

Resposta sugestiva: Alternativa C

“A palavra ‘portanto’, que dá início ao verso 13, indica uma consequência ou conclusão do que Pedro havia acabado de dizer. Como vimos no estudo de ontem, Pedro estava falando sobre a graça de Deus e a esperança que os cristãos têm em Jesus Cristo (1Pe 1:3-12).”1
“Como resultado dessa graça e esperança, Pedro pediu aos seus leitores que estivessem com ‘a mente mente preparada’ (1Pe 1:13, NVI). Isto é, em resposta à salvação que tinham em Jesus, eles deveriam preparar a mente a fim de se manter firmes e fiéis (1Pe 1:13).”1
“6. Leia 1 Pedro 1:13. O que significa colocar sua esperança inteiramente na graça revelada em Jesus? Complete as lacunas:”1
Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.” (1 Pedro 1:13 ARA)2.
“Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.”.1
“Pedro falou que a esperança deles estava unicamente em Cristo. Porém, em seguida, enfatizou que determinado comportamento é esperado dos cristãos como consequência de sua salvação. Ele mencionou três grandes motivações para o comportamento cristão: o caráter de Deus (1Pe 1:15, 16), o juízo vindouro (1Pe 1:17) e o preço da redenção (1Pe 1:17-21).”1
“A primeira coisa que motiva o comportamento cristão é o caráter de Deus. Seu caráter pode ser resumido da seguinte maneira: o Senhor é santo. Pedro citou Levítico 11:44, 45, quando escreveu: ‘Sede santos, porque Eu sou santo’ (1Pe 1:16). Portanto, aqueles que seguem a Jesus também devem ser santos (1Pe 1:15-17).”1
“A segunda motivação para o comportamento cristão ocorre quando percebemos que o Deus Santo julgará a todos com imparcialidade, de acordo com as obras de cada um (1Pe 1:17).”1
“A terceira motivação resulta da grande verdade de que os cristãos são redimidos. Isso significa que eles foram comprados por um preço muito alto, o precioso sangue de Cristo (1Pe 1:19). Pedro enfatizou que a morte de Jesus não foi um acidente histórico, mas algo estabelecido antes da fundação do mundo (1Pe 1:20).”1
“O que o motiva a ser cristão? Por que você é cristão?”1
Quarta-feira, 05 de abril de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos