Amor, o alvo das virtudes cristãs

Lições da Bíblia
“2. Leia 2 Pedro 1:5-7Romanos 5:3-5Tiago 1:3, 4 e Gálatas 5:22, 23. Qual é o tema em comum nesses textos? Assinale a alternativa correta:”1
“5 por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa  a virtude; com a virtude, o conhecimento; 6 com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; 7 com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor." (2 Pedro 1:5-7 ARA)2. “3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; 4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. 5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” (Romanos 5:3-5 ARA)2. “3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” (Tiago 1:3, 4 ARA)2. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22, 23 ARA)2.
A. ( ) As virtudes cristãs.
B. (   ) As maldições de Deus.
C. (   ) Os pecados de Israel.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“Listar as virtudes era algo comum entre os filósofos da Antiguidade. Essas listas eram, muitas vezes, chamadas de ‘catálogo de virtudes’, e há vários exemplos delas no Novo Testamento (Rm 5:3-5; Tg 1:3, 4; Gl 5:22, 23). É bem provável que os leitores de Pedro estivessem familiarizados com tais listas, embora houvesse diferenças interessantes entre as listas dos filósofos e a do apóstolo. Intencionalmente, Pedro organizou sua lista em uma sequência, de maneira que cada virtude serve de base para a posterior, até que a lista culmina no amor.”1
“Cada virtude mencionada por ele tem um significado importante:”1
“Fé: Nesse contexto, a fé era a crença salvífica em Jesus Cristo (veja Gl 3:11[‘E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.’]2; Hb 10:38 [‘todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.’]2).”1
“Virtude: No grego arête, virtude é qualquer boa qualidade, anunciada mesmo entre os filósofos pagãos. A fé é fundamental, mas deve levar a uma transformação de vida, na qual a virtude é expressa.”1
“Conhecimento: Com certeza, Pedro não estava se referindo ao conhecimento em geral, mas àquele que vem de um relacionamento salvífico com Cristo Jesus.”1
“Temperança/Domínio próprio: Cristãos maduros são capazes de controlar seus impulsos, especialmente aqueles que levam a excessos.”1
“Paciência/Perseverança: É resistir, especialmente diante das provações e perseguições.”1
“Piedade: No mundo pagão, a palavra traduzida nessa passagem como ‘piedade’ referia-se ao comportamento ético que resultava da crença em um deus. No Novo Testamento, ela carregava também esse mesmo conceito, porém, como resultado da crença no único e verdadeiro Deus (1Tm 2:2, 3).”1
“Fraternidade: Os cristãos são como uma família, e a piedade os levará a ser fraternos uns com os outros.”1
“Amor: Pedro coroou sua lista com o amor. Suas palavras se assemelham às de Paulo: ‘Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor’ (1Co 13:13, NVI).”1
“3. Qual é o papel do esforço humano para alcançar essas virtudes? (2Pe 1:5) Assinale a alternativa correta:”1
por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento;” (2 Pedro 1:5 ARA)2.
A. ( ) As virtudes são inerentes ao ser humano. Não é necessário fazer nenhum esforço para ter uma vida piedosa e fiel.
B. ( ) As virtudes não são naturais ao ser humano. Por isso, com a graça de Deus, precisamos fazer nossa parte para ter uma vida piedosa.
Resposta sugestiva: Alternativa B.
Segunda-feira, 22 de maio de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos