Como um leão que ruge

Lições da Bíblia
“Conforme já vimos, Pedro escreveu suas cartas em um contexto de perseguição. O grande conflito não era apenas uma teologia abstrata para seus leitores. Eles o vivenciaram de maneira que muitos de nós não experimentamos, pelo menos até agora.”1
“7. Leia 1 Pedro 5:8-10 e Apocalipse 12:7-9. Qual é a origem do mal? Qual é a obra de Satanás em nosso mundo? Assinale ‘V’ para verdadeiro ou ‘F’ para falso:”1
“8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. 10 Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.” (1 Pedro 5:8-10 ARA)2. “7 Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.” (Apocalipse 12:7-9 ARA)2.
A. ( ) O mal existe porque um anjo se rebelou contra Deus. Ele foi lançando para a Terra, onde vive enganando as pessoas.
B. (   ) O mal foi criado quando Deus estabeleceu o livre-arbítrio como fundamento de Seu governo.
Resposta sugestiva: V; F.
“O livro do Apocalipse revela que os cristãos estão envolvidos em uma batalha cósmica entre as forças do bem, lideradas por Jesus, Aquele que é a Palavra de Deus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 19:13, 16), e os poderes do mal, liderados pelo diabo, também chamado de Satanás e retratado como o dragão (Ap 12:7-9; 20:7, 8).”1
“Os meios populares de comunicação e até mesmo alguns cristãos negam a realidade de Satanás. No entanto, ele existe, é um ser poderoso e só deseja nosso mal. Porém, a boa notícia é que ele será destruído no fim (Ap 20:9, 10).”1
“Pedro não minimizou o perigo que o inimigo representa. Ele é como um leão que ruge, procurando devorar tantos quantos puder (1Pe 5:8). O apóstolo destacou também que seus leitores podiam ver o poder desse inimigo em seu próprio sofrimento. Todavia, suas dores acabariam em eterna glória (1Pe 5:10).”1
“8. Leia 1 Pedro 5:10. O que o apóstolo disse nessa passagem?”1
Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.
“Embora não conheçamos exatamente a natureza das provações dos leitores da carta de Pedro, percebemos a esperança que ele expressou. O inimigo é real. A batalha e os nossos sofrimentos também são reais. Entretanto, o ‘Deus de toda a graça’ derrotou o diabo. Portanto, quaisquer que sejam nossos sofrimentos, se permanecermos fiéis até a morte (veja Hb 11:13-16), a vitória estará garantida, graças a Jesus.”1
“13 Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. 14 Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria. 15 E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. 16 Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.” (Hebreus 11:13-16 ARA)2.
“Como podemos resistir na fé, suportando as provações até o fim, independentemente do que acontecer em nosso caminho?”1
Quinta-feira, 11 de maio de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos