Fé diante da morte

Lições da Bíblia
“7. De acordo com 2 Pedro 1:12-15, o que o apóstolo quis dizer quando sugeriu que estava prestes a deixar seu tabernáculo/corpo? Assinale a alternativa correta:”1
“12 Por esta razão, sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas, embora estejais certos da verdade já presente convosco e nela confirmados. 13 Também considero justo, enquanto estou neste tabernáculo, despertar-vos com essas lembranças, 14 certo de que estou prestes a deixar o meu tabernáculo, como efetivamente nosso Senhor Jesus Cristo me revelou. 15 Mas, de minha parte, esforçar-me-ei, diligentemente, por fazer que, a todo tempo, mesmo depois da minha partida, conserveis lembrança de tudo.” (2 Pedro 1:12-15 ARA)2.
A. ( ) Pedro estava partindo de Jerusalém.
B. ( ) Ele estava prestes a morrer.
C. ( ) O apóstolo estava abandonando suas funções no templo.
Resposta sugestiva: Alternativa B.
“Em 2 Pedro 1:12-14, o apóstolo revelou o motivo de sua carta. Ele julgava estar prestes a morrer, e a epístola continha sua última mensagem ou testamento.”1
“De acordo com suas palavras, Pedro esperava morrer logo: ‘Enquanto estou neste tabernáculo [...] certo de que estou prestes a deixar o meu tabernáculo’ (2Pe 1:13, 14). Ele comparou seu corpo a um tabernáculo que ele logo deixaria ao morrer. É evidente que o apóstolo estava se referindo ao seu corpo quando disse que deixaria seu tabernáculo. Tanto é que os tradutores modernos traduzem esses versos como ‘enquanto eu viver [...] pois sei que logo terei de deixar este corpo mortal’ (2Pe 1:13, 14, NTLH). Nada na linguagem de Pedro sugere que, quando ele ‘deixasse’ seu tabernáculo ou corpo, sua alma sobreviveria como uma entidade separada.”1
“8. Com base em 2 Pedro 1:12-15, como o apóstolo lidou com a realidade de sua morte iminente? O que essa atitude revela sobre a fé? Assinale a alternativa correta:”1
A. ( ) Pedro ficou furioso com Jesus, pois queria viver muito mais.
B. ( ) Ele aceitou sua morte e buscou deixar o legado de esperança.
C. ( ) Ficou decepcionado com Jesus e deixou de ser Seu discípulo.
Resposta sugestiva: Alternativa B.
“Esses versos tornam ainda mais solenes as palavras de Pedro. Ele escreveu essa passagem sabendo que sua vida em breve chegaria ao fim, pois conforme disse, ‘o Senhor Jesus’ lhe havia revelado. No entanto, ele não demonstrava medo, preocupação nem mau presságio. Em vez disso, a ênfase de Pedro estava no bem-estar daqueles a quem deixaria para trás. Ele queria que eles ficassem firmes na ‘presente verdade’ e, enquanto vivesse, os exortaria à fidelidade. Nesses versos, podemos ver a realidade e a profundidade da experiência de Pedro com o Senhor. Certamente, ele morreria logo e não seria uma morte agradável (veja Jo 21:18; Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 537, 538). No entanto, seu interesse estava no bem dos outros. Verdadeiramente, Pedro foi um homem que viveu a fé que pregava.”1
“Como a fé nos ajuda a lidar com a terrível realidade da morte? Diante disso, como podemos nos agarrar à maravilhosa esperança que temos por causa do sacrifício de Jesus?”1
Quinta-feira, 25 de maio de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos