Fé em meio às provações

Lições da Bíblia
“Como vimos anteriormente, Pedro escreveu aos cristãos que estavam sofrendo por causa de sua fé. Além do mais, conforme revela a história cristã, as coisas só pioraram, pelo menos por um tempo. Certamente, muitos cristãos que viveram nos anos seguintes encontraram conforto nas palavras de Pedro, assim como nós hoje.”1
“Por que existe o sofrimento? Essa é uma pergunta muito antiga. O livro de Jó, um dos primeiros da Bíblia a serem escritos, traz o sofrimento como tema central. Na verdade, se houve alguém (além de Jesus) que não sofreu ‘como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem’ (1Pe 4:15), esse foi Jó. Afinal de contas, até mesmo Deus falou a seu respeito: ‘Observaste o Meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal’ (Jó 1:8). No entanto, veja o que o pobre Jó sofreu, não porque fosse mau, mas porque era bom!”1
7. Como estas passagens bíblicas ajudam a responder à pergunta sobre a origem do sofrimento? (1Pe 5:8Ap 12:9Ap 2:10). Assinale a alternativa correta:
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” (1 Pedro 5:8 ARA)2; “E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.” (Apocalipse 12:9 ARA)2. “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Apocalipse 2:10 ARA)2.
A. (   ) Revelam que o sofrimento está ligado ao mal que fazemos.
B. (   ) Mostram que o sofrimento é causado pelo grande conflito.
C. (   ) Indicam que o sofrimento não atinge os filhos de Deus.
Resposta sugestiva: Alternativa B.
“Sofremos porque estamos no meio do grande conflito entre Cristo e Satanás. Isso não é uma simples metáfora, nem um símbolo do bem e do mal em nossa natureza. Jesus é real e o diabo também, disputando uma batalha real pelo ser humano.”1
“8. Leia 1 Pedro 4:19. Como esse verso o ajuda em suas lutas?”1
Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.” (1 Pedro 4:19 ARA).
“Quando sofremos, especialmente quando esse sofrimento não resulta diretamente da nossa maldade, naturalmente fazemos a pergunta de Jó diversas vezes: Por quê? E, como muitas vezes é o caso, não temos uma resposta. Como disse Pedro, tudo o que podemos fazer é entregar nossa vida a Deus, confiando nEle, o nosso ‘fiel Criador’, e continuar ‘na prática do bem’ (1Pe 4:19).”1

“Conhecer pessoalmente o caráter, a bondade e o amor de Deus é fundamental para o cristão, especialmente para aquele que está sofrendo. Como podemos conhecer melhor a Deus e Seu amor?”1
Quinta-feira, 04 de maio de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos