Os anciãos na igreja primitiva

Lições da Bíblia
“1. Leia Atos 6:1-614:2315:61 Timóteo 5:17 e 1 Pedro 5:2. Quais eram os desafios enfrentados pela igreja primitiva? Qual era o papel de seus líderes?”1
“1 Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. 3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. 6 Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.” (Atos 6:1-6 ARA). “E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.” (Atos 14:23 ARA)2. “Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão.” (Atos 15:6 ARA)2. “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.” (1 Timóteo 5:17 ARA). “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;” (1 Pedro 5:2 ARA)2.
“A conversão de um grande grupo de pessoas e seu ingresso na igreja realmente são maravilhosas bênçãos de Deus. No entanto, conforme a experiência dos primeiros cristãos ilustra, o crescimento rápido pode trazer problemas.”1
“Por exemplo, em Atos 1–5 temos o registro da liderança do Espírito Santo e da conversão de muitas pessoas ao cristianismo. Como resultado, o grupo se tornou grande demais para sua liderança, sendo necessário estabelecer uma estrutura a fim de administrar as funções cotidianas da igreja (At 6:1-6).”1
“A deficiência na estrutura organizacional chegou a uma crise com a questão da reclamação de que havia discriminação. Os judeus de língua grega se queixaram de que suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimentos. Em resposta a esse problema, um grupo de pessoas, os diáconos, foi especialmente designado para auxiliar os 12 apóstolos na administração dos recursos da igreja.”1
“O Espírito Santo conduziu a igreja primitiva de maneira especial; no entanto, mesmo assim houve a necessidade de organizá-la. Logo no início surgiu a necessidade de formar um grupo essencial de líderes, os anciãos, que foram estabelecidos em cada congregação. Na verdade, a nomeação de anciãos para liderar os novos grupos de cristãos era algo de que Paulo e Barnabé lançavam mão quando iam para lugares que ainda precisavam ouvir sobre Jesus (At 14:23).”1
“Os anciãos receberam muitas funções diferentes no início do cristianismo. Como líderes de suas comunidades, às vezes eles trabalhavam como instrutores, ensinando os novos conversos. Eles pregavam e asseguravam que fossem feitas todas as coisas necessárias ao bem-estar da congregação (At 15:6; 1Tm 5:17; 1Pe 5:2).”1
“Como podemos trabalhar de maneira mais eficaz com os líderes da igreja, mesmo que não concordemos com eles em todas as coisas?”1
Viva a comunidade do amor: organize um pequeno grupo. Convide seus amigos.
Domingo, 07 de maio de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos