Seja quem você é

Lições da Bíblia
“Depois de listar as virtudes que devemos buscar diligentemente, Pedro declarou qual seria o resultado dessa busca.”1
“4. De acordo com 2 Pedro 1:8-11, qual é a relação entre o que já foi feito por nós e a maneira pela qual devemos viver?”1
“8 Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. 10 Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquantoprocedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. 11 Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (2 Pedro 1:8-11 ARA)2.
“Pedro encorajou seus leitores a viver de acordo com a nova realidade em Jesus. A fé, a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade, a fraternidade e o amor deviam existir e crescer em sua vida (2Pe 1:8, NVI).”1
“O problema é que nem todos os cristãos viviam de acordo com essa nova realidade. Alguns eram ‘inoperantes’ ou ‘improdutivos’ no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo (2Pe 1:8, NVI). Tais pessoas haviam se esquecido de que foram purificadas de seus ‘antigos pecados’ (2Pe 1:9, NVI). Portanto, declarou Pedro, os cristãos deviam viver a nova realidade em Jesus. Em Cristo, eles receberam o perdão, a purificação e o privilégio de ser coparticipantes da natureza divina. Por isso, deviam procurar ‘com diligência cada vez maior, confirmar’ a sua ‘vocação e eleição’ (2Pe 1:10). Não havia desculpa para viver como anteriormente; nenhuma justificativa para ser cristãos ‘inoperantes’ ou ‘improdutivos’.”1
“‘Muito ouvimos acerca de fé, mas precisamos ouvir muito mais acerca de obras. Muitos estão enganando a si mesmos, vivendo uma religião fácil, acomodada, sem cruz’ (Ellen G. White, Fé e Obras, p. 44).”1
“5. Leia Romanos 6:11. Como esse versículo de Paulo reflete as passagens de Pedro estudadas na lição de hoje? Complete as lacunas:”1
Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus”.1
“Em certo sentido, tanto Pedro quanto Paulo declararam: ‘Seja o que você é’. Em Cristo, somos novas criaturas, purificadas do pecado e coparticipantes da natureza divina. Por isso, podemos viver de acordo com o nosso chamado. Devemos ser ‘semelhantes a Cristo’. Esse é o significado de ser ‘cristão’.”1
“Você é semelhante a Cristo? Em quais áreas da sua vida você pode melhorar?”1
Terça-feira, 23 de maio de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos