Uma fé preciosa

Lições da Bíblia
“1. De acordo com 2 Pedro 1:1-4, o que recebemos em Jesus Cristo? Isto é, como a realidade da graça é vista nessa passagem? Assinale ‘V’ para verdadeiro ou ‘F’ para falso:”1
“1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. 3 Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedadepelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, 4 pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessaspara que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,” (2 Pedro 1:1-4 ARA)2.
A. ( ) A graça, o poder e as promessas. Mas precisamos nos esforçar para merecer essas dádivas.
B. ( ) Uma fé muito valiosa, pois sem ela é impossível agradar a Deus. Para receber a graça, precisamos antes receber o dom da fé.
C. ( ) Um fardo tão pesado que não podemos carregar, mesmo aceitando a graça.

Resposta sugestiva: F; V; F.

“Pedro começou sua segunda carta dizendo que ela é endereçada aos que com eles haviam obtido ‘fé igualmente preciosa’ (2Pe 1:1); ou aos que ‘receberam uma fé tão preciosa quanto a nossa’ (NTLH). A palavra traduzida como ‘preciosa’ significa ‘de igual valor ou privilégio’. O apóstolo afirmou que eles ‘obtiveram’ essa fé preciosa, não que a mereceram ou conquistaram, mas que a receberam como dom de Deus. Conforme escreveu Paulo: ‘Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus’ (Ef 2:8). A fé é preciosa porque sem ela ‘é impossível agradar a Deus’ (Hb 11:6); é valiosa porque, por meio dela, tomamos posse de muitas promessas maravilhosas.”1
“Pedro enfatizou que o ‘divino poder’ de Jesus nos deu tudo o que diz respeito à vida e à piedade (2Pe 1:3). Somente mediante Seu poder existimos e podemos alcançar a santidade. Recebemos esse poder ‘pelo conhecimento completo dAquele que nos chamou para a Sua própria glória e virtude’ (2Pe 1:3; veja também Jo 17:3).”1
“Somos chamados a amar a Deus, mas como amar Alguém que não entendemos? Conhecemos o Pai por meio de Jesus, da Palavra, do mundo criado e de uma vida de fé e obediência. Conhecemos o Senhor à medida que experimentamos o que Ele faz em nossa vida. Esse conhecimento nos transforma. Nós O conhecemos mediante a graça que Ele nos concede.”1
“Em seguida, Pedro disse algo ainda mais impressionante. Ele afirmou que recebemos também ‘preciosas e mui grandes promessas’, inclusive a de nos tornarmos coparticipantes da ‘natureza divina’ (2Pe 1:4). A humanidade foi originalmente criada à imagem de Deus. No entanto, essa imagem foi muito desfigurada e degenerada. Quando nascemos de novo, temos uma nova vida em Jesus. Ele atua para restaurar Sua imagem divina em nós. No entanto, se quisermos que essa transformação ocorra, devemos fugir da corrupção e das paixões deste mundo.”1
“Como você seria se não tivesse fé? Por que o dom da fé é realmente precioso?”1
No próximo domingo, realize com sua igreja e outras igrejas da região uma Feira de Saúde! Cuide da saúde das pessoas e multiplique esperança.
Domingo, 21 de maio de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos