A primazia das Escrituras

Lições da Bíblia

“5. De acordo com os seguintes textos, qual deve ser o papel da Bíblia em nossa vida e fé? 1Pe 1:10-122Pe 1:16-202Pe 3:2, 16. Assinale ‘V’ para verdadeiro ou ‘F’ para falso:”1

10 Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, 11 investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. 12 A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.” (1 Pedro 1:10-12 ARA)2. “16 Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, 17 pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. 18 Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo. 19 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, 20 sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;” (2 Pedro 1:16-20 ARA)2. “2 para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos, [...] 16 ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.” (2 Pedro 3:2, 16 ARA)2.

A. (  ) Exortar-nos e firmar nossa fé.
B. (  ) Dar testemunho de Jesus Cristo e da salvação, e nos livrar dos enganos, por meio das profecias e do seu cumprimento na História.
C. (  ) Lembrar-nos das palavras dos santos profetas e dos mandamentos do Senhor.

Resposta sugestiva: V; V; V.

“Em sua segunda carta, Pedro confrontou os falsos mestres. Ele guiou seus leitores a duas fontes de autoridade, dizendo que devemos nos recordar ‘das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do SENHOR e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos’ (2Pe 3:2). Hoje podemos recorrer às mesmas fontes de autoridade. Em primeiro lugar, temos as palavras dos ‘santos profetas’, isto é, o Antigo Testamento. Em segundo lugar, embora não tenhamos mais os apóstolos em vida, em certo sentido temos algo melhor: seu testemunho inspirado, revelado no Novo Testamento.”1

“Mateus, Marcos, Lucas e João nos legaram a história completa da vida, morte e ressurreição de Jesus. No livro de Atos, Lucas nos deixou os registros das atividades dos apóstolos. Podemos ler as palavras inspiradas dos próprios discípulos. Paulo escreveu veementemente sobre a autoridade da Palavra de Deus (2Tm 3:16). Pedro também guiou seus leitores às Escrituras como fonte de autoridade moral e doutrinal.”1

“Em 2 Pedro 3:16, ele advertiu seus leitores e ouvintes de que, embora a Bíblia seja a fonte da verdade, se não prestarmos cuidadosa atenção à mensagem que o Espírito Santo deseja nos comunicar, a própria fonte da verdade pode ser mal interpretada, e isso pode trazer consequências terríveis.”1

“As palavras de Pedro devem nos lembrar dos princípios básicos de estudo da Palavra de Deus. Precisamos ler o texto bíblico em espírito de oração, considerando o contexto do capítulo, do livro e de toda a Bíblia. O que o autor abordava especificamente quando escreveu o texto? Devemos lê-lo à luz das circunstâncias históricas em que foi escrito. (No caso de 1 e 2 Pedro, o Império Romano do primeiro século). Devemos ler a passagem bíblica buscando discernimento espiritual, sabendo que a salvação mediante o sacrifício de Cristo é a mensagem central da Bíblia (1Pe 1:10-12). Finalmente, devemos tentar aplicar a mensagem à nossa vida. Qual verdade Deus deseja nos comunicar? Como podemos aplicar a Bíblia à nossa experiência de maneira que ela contribua positivamente para o reino de Deus?”1

Quinta-feira, 22 de junho de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLÍA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos